Secretaria de Saúde alerta sobre a baixa procura da vacina contra a gripe entre crianças de 6 meses até 5 anos

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Novo Hamburgo entra no último mês de imunização com números preocupantes na faixa etária que abrange as crianças de 6 meses até 5 anos. De acordo com a secretaria de Saúde do município, até o final de abril, apenas 10,29% das crianças que deveriam ser imunizadas receberam a vacina.
“Para os pais, reforço a importância da vacinação mas, acima de tudo, faço um pedido de atenção à faixa etária dos 2 aos 4 anos, em que a adesão à campanha tem se mostrado menor, infelizmente. Manter o calendário de vacinação em dia das nossas crianças é compromisso dos pais e responsáveis”, alerta o Dr Antônio Fagan, vice-prefeito e secretário de Saúde.
Para vacinar as crianças contra a gripe, basta os pais ou responsáveis se dirigirem a um dos pontos de vacinação com a carteira de vacinação do menor.
Idosos já atingiram 31,15%
O grupo dos idosos já atingiu 31,15% do total que podem ser vacinados dentro dos prioritários, que abrange pessoas com 60 anos de idade ou mais. Também já foram vacinados 53,16% do total de profissionais da saúde, 17,21% das gestantes, 37,12% das puérperas e 28,22% dos professores.
A meta de cobertura do Setor de Imunizações da Vigilância Sanitária, vinculado à secretaria Municipal de Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
A imunização atende aos grupos prioritários até 26 de maio.
Dia D
No sábado, 13 de maio, ocorre o Dia D, quando das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, todos os locais disponíveis para a imunização estarão abertos para a vacinação de quem não consegue comparecer em dias de semana.
Serviço:
Período:
Até o dia 26 de maio.
Grupos prioritários:
- Pessoas com 60 anos de idade ou mais;
- Crianças de 6 meses até 5 anos;
- Gestantes em qualquer período;
- Mães até 45 dias após o parto;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Professores da rede pública e privada;
- Trabalhadores da saúde.
Locais e horários:
- De segunda a sexta-feira:
- 9h às 12h: Centro de Especialidades;
- 8h às 16h: Casa de Vacinas, UBS Kunz, Liberdade, Primavera e Rincão;
- 8h às 12h e 13h às 16h: UBS Canudos e Santo Afonso - USF Guarani, Liberdade, Kraemer, Redentora, São Jorge, Rondônia, Roselândia, Lomba Grande, Kephas, Boa Saúde, Iguaçu, Kroeff, Morada dos Eucaliptos, Getúlio Vargas, Mundo Novo, Petrópolis e Palmeira.
O que levar:
- Carteira de vacinação;
- Carteira de identidade;
- Receita prescrita no caso de doença crônica.