PIM promove festa em Canudos marcada por grande integração social

Uma festa de Páscoa tomada pela alegria dos pequenos cidadãos e que contou com a participação de seus parentes mais próximos e cuidadores. Assim foi o evento do programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM), realizado nesta quinta-feira, dia 20, no ginásio junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo Neves, no bairro Canudos.
Contação de histórias, entrega de ovos de chocolate pelo Coelhinho, apresentação musical da turminha mirim e a hora do lanche fizeram parte de toda uma agenda socioeducativa pré-feriado. O vice-prefeito de Novo Hamburgo e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan, convidado pela organização do encontro, saudou ao microfone os participantes, agradeceu a presença de todos e falou sobre o projeto. "Aqui é onde a criança aprende, principalmente, a se fortalecer", observou. "E desejo agora uma boa festa a todos."
A psicóloga e coordenadora do PIM em Novo Hamburgo, Cristina Kray, que foi a anfitriã da festividade, enfatizou o compromisso do projeto no desenvolvimento de visitas domiciliares e comunitárias a famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Novo Hamburgo, o PIM tem representatividade junto às secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação. "Por meio do brincar e do lúdico, na interação com seus pais e cuidadores, a criança recebe a atenção e o amor de que precisa para se sentir segura e bem integrada socialmente", observa. No Município, atualmente, o PIM atende 44 crianças e são três as gestantes cadastradas.
Estiveram na Páscoa do PIM a gerente da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Mariana Statzner, o técnico do serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Matheus Massia, e a assessora da equipe multidisciplinar da Smed, Viviane Erthal, representando a secretária de Educação, Maristela Guasselli, além de outros participantes voluntários credenciados ao projeto.
Desenvolvido desde 2003, o programa tornou-se Lei Estadual n.º 12.544 em 3 de julho de 2006. O PIM trabalha com referências multidisciplinares, a partir de indicadores de desenvolvimento infantil, e está voltado à plenitude humana das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais. A comunidade, a família e a intersetorialidade são os eixos de sustentação para promover a evolução integral de crianças desde a gestação até os cinco anos de idade ou quando ingressam no ambiente escolar.