Informatização moderniza gestão da saúde em Novo Hamburgo

Publicada em 27/12/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O novo espaço da Farmácia Comunitária, totalmente informatizado. - Foto: Robson Nunes

Novo Hamburgo conta com um sistema para as demandas de saúde, implantado no ano de 2011, por meio da parceria da Secretaria de Saúde (SMS) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), que facilitou e agilizou o atendimento ao paciente, ao informatizar os processos médicos. Desde sua implantação, mais de 2 milhões de agendamentos de consultas e mais de 2,5 milhões de exames foram realizados.

A diretora de Governo Eletrônico e Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, foi uma das responsáveis pela implantação e aponta que a assistência à comunidade foi agilizada. “A informatização imprimiu qualidade ao atendimento do profissional de saúde, a conduta dele para o diagnóstico é muito mais precisa, já que tem acesso a todo o histórico de cada um”, afirmou Tatiane. A diretora da SMS, Vera Campagnoni, complementa que a informatização ofereceu comodidade a quem precisa de serviços médicos. “Agora as pessoas não precisam se deslocar para bairros mais distantes de sua residência para receber resultados de exames, por exemplo. O sistema é integrado”, comentou Vera. Com o Prontuário Eletrônico do Paciente é permitido aos profissionais verificar todos os serviços anteriores prestados, medicações prescritas, resultados dos exames no Laboratório Público do Município, vacinas aplicadas ou em atraso, no momento da consulta, qualificando e agilizando o diagnóstico.

Laboratório e resultados de exames

Além do prontuário, o Laboratório Público Municipal também foi informatizado. Os frutos dessa modernização, que aconteceu a partir de 2013, foram muito positivos. Com a equipe mantendo o mesmo número de colaboradores, aumentaram em quase 100% as realizações de exames. A coleta de amostra de sangue foi descentralizada, podendo ser recolhida em outras Unidades de Saúde da cidade, não só no Laboratório, evitando o deslocamento dos pacientes. O tempo de liberação dos exames foi reduzido e os resultados, assim que liberados, são disponibilizados diretamente no Prontuário, permitindo o acesso em qualquer Unidade. Os resultados também são disponibilizados via internet através de senha no Portal da Saúde da Prefeitura de Novo Hamburgo. Desde 2015, a marcação de raio-X também foi descentralizada. O cidadão sai do consultório na Unidade de Saúde e se dirige à recepção para agendar o local, data e horário do exame. Já os atestados médicos são emitidos pelo sistema e podem ser validados no Portal da Saúde da Prefeitura.

A Farmácia Comunitária foi totalmente informatizada, melhorando inclusive o espaço físico do local, com painel de senhas, por exemplo, que tem como objetivo otimizar a fila. As farmácias nas Unidades de Saúde estão totalmente integradas com a Farmácia Central, deixando registrado no prontuário do paciente a prescrição do medicamento, a data, a hora e quais foram os remédios retirados, facilitando o controle do tratamento. Além disso, com todos os medicamentos cadastrados no sistema, fica possível rastreá-los a partir do lote e da validade. Sendo assim, caso seja necessário, os produtos que, por algum motivo, se tornam impróprios para o consumo, podem ser retirados rapidamente das prateleiras. Quando um medicamento está próximo do vencimento ele é realocado para outras farmácias, para que seja utilizado antes do prazo, economizando recursos do Município.

HMNH também está informatizado

Quando um hamburguense é internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) ele agora possui prescrição eletrônica, onde o médico avalia o paciente e faz indicação de medicamentos, solicitação de exames de raio-X, análises clínicas e cuidados de enfermagem. Assim que a solicitação é realizada, o sistema automaticamente envia a receita médica para a Farmácia do HMNH, os pedidos dos exames de análises clínicas para o Laboratório Público, que envia um técnico para realizar a coleta onde o paciente está internado, e os exames de raio-X também são requeridos.

Galeria da notícia