Novo Hamburgo tem semana de Luta Antimanicomial

Na quarta-feira, dia 18, a partir das 13h30, a Praça 20 de Setembro será palco de apresentações artísticas e de diversas oficinas, como expressão, musicalização, beleza, estêncil, cerâmica e encadernação. Além disso, no local será proporcionado estética facial, massagens para as mãos, relaxamento e o “Escambo de Vidas”, onde poderão ser trocadas mudas de flores e frutos.
O objetivo das atividades é mostrar que a melhor maneira de cuidar das pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas ou em sofrimento mental é incluir o indivíduo na sociedade. O tratamento de saúde mental avançou a partir da lei 10.216/2001, onde houve uma readequação do modelo de atendimento, mantendo os usuários em liberdade e em convívio da comunidade.
Segundo o gerente de saúde mental, Leandro Dieter, o movimento da luta antimanicomial surgiu como um movimento de trabalhadores de saúde mental, envolvendo usuários e familiares. “Aconteceu uma contestação de um modelo que era hegemônico tempos atrás, com internações em grande hospitais psiquiátricos. Ainda hoje percebemos que a lógica manicomial transforma as diferentes formas de isolamento em condição prévia de tratamento e difunde a ideia de que alguém fora da norma não pode viver entre nós, como acontece na invalidação dos direitos civis, na declaração da incapacidade para o trabalho e estudo ou quando o sujeito fica reduzido ao seu diagnóstico e é contra essa lógica que estamos lutando”, comentou. Dieter lembra também que a luta é para valorizar o protagonismo do usuário e da sua participação na vida da comunidade.
Programação completa:
Quarta-feira, 18 de maio
Centro de Atenção Psicossocial Centro - CAPS Centro (Rua Magalhães Calvet, 493)
Das 9h30 às 10h – Roda de conversa “Se joga nessa rede saudável”
Das 9h30 às 11h30 – Oficina de beleza
Das 10h30 às 11h – Oficina de Nutrição – AlimentaMENTE
Das 10h às 11h30 – Reiki
Praça 20 de setembro
13h30 – Apresentações culturais e oficinas
Quinta-feira, 19 de maio
Centro de Atenção Psicossocial Canudos - CAPS Canudos (Rua João Amando Schiling, 213)
Tarde – História – Trajetória de Canudos e atividades expressiva
Sexta-feira, 20 de maio
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD (Rua Domingos de Almeida, 228)
Das 8h30 às 11h30 – Roda de chimarrão e conversa e oficina terapêutica
Sábado, 21 de maio
Unidade de acolhimento (Rua Bartolomeu de Gusmão, 2575, no bairro Canudos)
Manhã - Roda de música e conversa, oficinas de grafite, beleza e bijuterias.