Dia Mundial da Saúde leva serviços para a Praça

Publicada em 07/04/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Dia Mundial da Saúde trouxe a Unidade Móvel para a Praça do Imigrante e diversos serviços para a comunidade. - Foto: Robson Nunes
A Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, recebeu uma série de ações especiais na quinta-feira, dia 7 de abril. Com diversos serviços gratuitos ao público, a iniciativa marcou o Dia Mundial da Saúde e fez parte da programação do mês de aniversário de 89 anos do Município. Quem passou pelo local pôde fazer exames rápidos, medição de pressão, recebeu orientações sobre saúde bucal e também organização familiar. Somado a tudo isso, três importantes veículos da Prefeitura chamaram a atenção da comunidade: a Unidade Móvel de Saúde, o Ônibus da Educação Ambiental e a mais recente iniciativa da Administração, o Castramóvel, uma antiga ambulância que foi transformada diferentes cuidados aos animais de rua.

O prefeito Luis Lauermann fez questão de prestigiar a atividade, conversando com os hamburguenses e verificando os trabalhos realizados em conjunto pelas secretarias de Saúde (SMS) e Meio Ambiente (SEMAM). “Neste dia da saúde, podemos pensar na prevenção e de como levamos a nossa vida, por isso, disponibilizamos esses serviços”, citou. Durante todo o dia, um número expressivo de moradores aproveitou o momento proporcionado pela Prefeitura. A dona de casa do bairro Santo Afonso, Celia Brenner, 54, foi uma das pessoas que usufruiu das ações do Dia Mundial da Saúde. “Faço sempre exames preventivos e hoje fiz questão de rever alguns procedimentos. Os exames estão todos adequados”, afirmou, após receber a orientação da enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da SMS, Suzana Almeida de Vargas. Outro que teve um bom relato da equipe de saúde foi o aposentado Edio Noir Boff, 62, que fez a aferição da pressão. “Está tudo em ordem”, brincou.

Saúde animal

O carro que mais chamou atenção dos moradores que passaram pela Praça do Imigrante foi o Castramóvel. A novidade é um grande reforço nas políticas de proteção e cuidado aos animais de rua ou vítimas de maus tratos na cidade. Durante o dia ele ficou exposto e foi usado para a realização de castrações de gatos de duas ONGs do Município. Responsável pela reforma, modernização e criação do Castramóvel,o diretor de Proteção Ambiental da SEMAM, Volnei Campagnoni, ressaltou o trabalho de todos em prol das melhorias na área animal. “Nunca se fez tanto pela causa animal aqui em nossa cidade. Hoje temos um novo canil, um ônibus de Educação Ambiental, o Castramóvel e muitas novidades. Tudo feito com o esforço coletivo para esse importante momento de celebração dos 89 anos de Novo Hamburgo”, citou. Além disso, a SEMAM também fez uma feira de adoção e aproveitou para distribuir mudas de árvores nativas para a comunidade.

A moradora de Lomba Grande, Rejane de Fátima Vargas da Silva, 52, elogiou os trabalhos da Prefeitura em benefício da causa animal. Ela cria 17 cães em casa e reconheceu o esforço e as melhorias já realizadas. “O novo canil é uma maravilha, uma diferença muito grande do que era antes. E esse novo Castramóvel será muito importante para a cidade”, afirmou.

Programação de 89 anos

A programação dos 89 anos de Novo Hamburgo continua com uma vasta programação. Entre serviços, shows e eventos comunitários, as iniciativas seguem até o final do mês. O calendário completo pode ser consultado no site www.novohamburgo.rs.gov.br. As ações são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Galeria da notícia