Prefeitura reforça combate ao mosquito da dengue

Conforme o secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, as ações serão intensificadas e essa responsabilidade deve ser compartilhada também com a comunidade, que precisa fazer a sua parte. “Infelizmente ainda recebemos ligações de pessoas que já receberam todas as orientações de como limpar seus pátios. Já chegamos a ter casos em que mais de uma vez os agentes tiveram que limpar e retirar potes de água parada de uma mesma residência. As pessoas precisam entender que o Brasil está em guerra contra o mosquito e não se pode deixar qualquer brecha para que ele se procrie”, descreve Lima. Na manhã de sexta-feira, dia 1º de abril, ele se reuniu com o secretário de Obras, Saulo Souza, diretores da pasta e também representantes da SEMAM para debater estratégias de limpeza de locais com lixo acumulado. Conforme o secretário de Obras, outro problema enfrentado na cidade é de que muitas pessoas realizam o descarte irregular de resíduos em áreas urbanas, acumulando objetos que podem ser o local ideal para a formação do mosquito da dengue. “Há locais que precisam ser limpos sistematicamente, infelizmente isso ocorre por falta de consciência de parte da comunidade”, aponta.
Prefeitura já realizou 18 bloqueios
A partir da próxima semana também estão programadas aplicações de inseticida em um raio de 150 metros entorno dos focos de ocorrência das doenças, os chamados bloqueios. Mesmo com a campanha acentuada, Novo Hamburgo vem registrando muitos pontos que facilitam a procriação do mosquito transmissor da dengue. “Infelizmente temos registrado inclusive a resistência de moradores em receber as equipes do convênio da dengue entre a Prefeitura e a Universidade Feevale”, aponta Lisa Gaspar Ávila, coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS. Prova disso é que o Município já teve que realizar 18 bloqueios vetoriais em diferentes localidades. A aplicação é feita por uma empresa especializada, contratada pela SMS, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Como evitar a proliferação do mosquito:
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.
- Trate a água de piscinas com cloro.
- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.
- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.
- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.
- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.
- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.
- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros.
- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.
Como denunciar
Para denunciar áreas ou locais que possam representar situações favoráveis a proliferação do mosquito da dengue, o morador de Novo Hamburgo pode ligar para o telefone 156. Os casos são repassados para a SMS, Vigilância em Saúde e Convênio de Combate a Dengue.