Campanha contra a dengue realizou 9.818 visitas em 7 dias
Quinta-feira, dia 17 de fevereiro, será o último dia de auxílio do Exército em Novo Hamburgo e serão visitados os bairros Operário (na parte da manhã) e Roselândia (tarde). Nesta última semana o grupo passou pelos bairros Canudos, Primavera, Liberdade, Rondônia, Ideal e São Jorge, seguindo o cronograma, que segue normas e especificações que priorizam áreas com mais probabilidade de focos de dengue. “É uma tarefa importante, na qual estamos recebendo muita ajuda da comunidade, que relata situações via a Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156”, ressaltou a gerente da Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila.
Moradores ainda recusam auxílio
Apesar do expressivo número de casas visitadas, algumas pessoas ainda não se mostraram receptivas ao importante trabalho de luta contra o mosquito. O trabalho registrou 475 recusas, onde proprietários não permitiram o acesso aos imóveis. “Mesmo com auxílio do Exército, ainda temos recusas. Precisamos que todos estejam receptivos e conscientes que este é um problema de saúde pública de todo o País”, reforça Lima.
Foram registrados também um total de 8.054 depósitos, que vão desde pequenos recipientes descartáveis até piscinas, passando por pneus e bromélias. Somente de pequenos depósitos móveis, como pratinhos de flor, baldes e bebedouro animal, foram 3.499 com água. O auxílio dos militares proporcionou um aumento de 45% no número médio de visitas diárias, comprovando que parcerias entre diferentes setores, secretarias e, neste caso, ministérios, acabam por promover grandes trabalhos.