Secretaria de Saúde realiza aplicação de inseticida no bairro Diehl

Publicada em 14/01/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Equipes realizaram a aplicação preventiva do inseticida no bairro Diehl, na tarde de quinta-feira. - Foto: Bruna Pacheco

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou uma aplicação de inseticida em um raio de 300 metros do bairro Diehl. A atividade ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 14 de janeiro. O bloqueio é uma ação preventiva para matar os mosquitos adultos do Aedes aegypti, evitando a possibilidade de transmissão viral, já que há um caso suspeito em análise, de zika vírus importado de outra cidade, de um paciente que apresenta sintomas que podem ser compatíveis. A ação ocorreu nas imediações da Rua Pastor Valdemar Ramão, próximo ao Mercado Explosão.

A prevenção seguiu as mesmas regras aplicadas às doenças vinculadas ao mosquito da dengue, e por isso, a secretária da SMS, Suzana Ambros Pereira, reforça a importância de que cada um faça a sua parte, evitando água parada em suas casas e arredores. “A dengue e seus derivados são assunto sério e todos devem tomar todos os cuidados possíveis”, aponta. “Vale lembrar que esta é uma atividade preventiva, e que não há confirmação de caso”, reforça a secretária. Exames laboratoriais para as doenças que cercam o mosquito da dengue já foram encaminhados.

Sobre o procedimento:

- A aplicação foi feita nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências;

- Alimentos (frutas e hortaliças) que estiverem no pátio só podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação;

- O uso do inseticida ocorre como norma preventiva, e embora haja baixa toxicidade, não deve ser usado em larga escala, motivo o qual não pode ser aplicado em todo o território.

Como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.

- Trate a água de piscinas com cloro.

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.

- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros.

- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.

Galeria da notícia