Por entender que a avaliação é um instrumento importante e necessário como ferramenta educacional, implantamos o Programa Municipal de Avaliação Educacional em larga escala da RME/NH, o Avalia Novo Hamburgo, para que tenhamos efetivamente impressa a identidade da rede a partir de uma realidade própria. Dessa forma, a SMED propõe que, com a avaliação em larga escala, possamos ter um novo olhar para a construção de estratégias pedagógicas pontuais aliadas ao monitoramento dos processos de aprendizagens.
Avaliação em larga escala é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares.
Ter clareza sobre os direitos de aprendizagem é tão importante quanto saber como verificar se eles estão sendo alcançados. É por isso que as avaliações em larga escala são um importante instrumento de gestão para contribuir com a busca por equidade nos resultados educacionais. Ter um sistema de Avaliação próprio, no modelo de larga escala, permitirá que a SMED organize e administre aspectos administrativos e pedagógicos. Sobretudo, nos dará autonomia de gerenciamento de todo o processo que envolve o desenvolvimento deste sistema de avaliação.
Os processos avaliativos utilizados no Programa para o Ensino Fundamental são organizados em três segmentos, que são os testes objetivos (diagnóstico, de percurso e somativo), os testes de níveis de escrita e os testes de fluência de leitura que são aplicados em tempos diferenciados durante o ano letivo.
O Sistema próprio de Avaliação em larga escala da Rede Municipal de Ensino - Avalia - Novo Hamburgo, visa subsidiar a elaboração de políticas públicas para a Rede Municipal de Ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares, promovendo o planejamento de a construção de estratégias pedagógicas a partir do monitoramento dos processos de aprendizagens, através das avaliações em larga escala.
São objetivos do AVALIA NOVO HAMBURGO
Possibilitar que a Secretaria de Educação monitore a garantia do direito à aprendizagem através dos indicadores obtidos a partir do Sistema Avalia Novo Hamburgo;
Alcançar aos professores da RME elementos e dados para contribuir com o trabalho pedagógico;
Permitir que a Secretaria de Educação organize aspectos administrativos e pedagógicos voltados:
a) às turmas que serão contempladas;
b) às áreas do conhecimento avaliadas;
c) à periodicidade das aplicações;
d) à definição das matrizes de referência;
e) ao curso para elaboradores de itens;
f) à elaboração dos itens;
g) ao gerenciamento do banco de itens.