UPA Canudos é exemplo para cidades do Estado
Publicada em
26/08/2013
- Atualizada em
17/10/2024
Secretário de Saúde de Parobé visita as instalações da UPA Canudos, acompanhado da primeira-dama de Novo Hamburgo e da diretora-presidente da Fundação de Saúde - Foto: João Arnhold/FSNH
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) do bairro Canudos foi novamente visitada por integrantes de secretarias de saúde de cidades do Estado e da região. Desde sua inauguração, em 2011, a estrutura recebe elogios e tem se tornado ponto de referência para prefeituras. Na tarde de segunda-feira, dia 26 de agosto, foi a vez do secretário de Saúde de Parobé, Leonel Bernardo, conhecer a unidade. A primeira-dama, Jorgia Seibel e a diretora presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto, acompanharam o representante e os integrantes de sua equipe. No mês passado, foi a cidade de São Jerônimo que veio até o Município conhecer a UPA Canudos.
Segundo ele, Parobé deve começar em dezembro a construção da sua UPA, que será diferente do que a construída em Novo Hamburgo. Nos moldes do Governo Federal, a UPA hamburguense é do tipo 2, a de Parobé será de tipo 1, com menor metragem. “O nosso projeto será menos completo, mas esta visita nos dá um bom suporte de conhecimento. Estávamos curiosos para conhecer a primeira UPA do Estado e que sempre é elogiada pela sua qualidade na estrutura e no atendimento”, disse. Além de conhecer a UPA Canudos, outros assuntos surgiram durante o encontro, como a ampliação de unidades e equipes de saúde da família, a informatização do sistema de saúde e o atendimento residencial com o Programa Melhor em Casa (antigo SUS em Casa), iniciativas que já ocorrem em Novo Hamburgo e que também serão implantadas em Parobé.