UPA Canudos completa 5 anos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do bairro Canudos, completou cinco anos de funcionamento na segunda-feira, dia 5 de setembro. A UPA Canudos foi a primeira a ser inaugurada no Estado, atendendo o maior bairro urbano de Novo Hamburgo e o segundo maior bairro de todo o Rio Grande do Sul. Só em 2015, a estrutura realizou mais de 70 mil atendimentos médicos de urgência e emergência. O diretor-presidente da FSNH, Leandro Minozzo, destaca o serviço que está sendo realizado pelas equipes de trabalho. “Se hoje vislumbra-se colocar uma outra UPA em funcionamento, no Centro da cidade, trata-se de um reconhecimento de que o serviço executado é bem feito e vale a pena ser reproduzido”, argumenta o diretor.
A construção contou com a ajuda de recursos do Governo Federal, que investiu R$ 2 milhões nas obras. O Município entrou com R$ 108.974,22, mais os R$ 500 mil necessários para a compra de equipamentos médicos. O prédio da UPA compreende uma área de 1.254 metros quadrados, divididos em seis zonas: Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico Terapêutico, Observação, Urgência, Apoio Técnico Logístico e Administrativo. Três clínicos gerais e dois pediatras atendem aos pacientes em serviços de urgência e emergência e contam com reforço em algumas ocasiões. Para recebê-los, existem quatro consultórios, 12 leitos de observação e três de estabilização. Além disso, são disponibilizados exames de laboratório, radiografias e eletrocardiogramas.
Nova UPA Centro
Em breve a comunidade hamburguense poderá contar com uma nova estrutura no atendimento à saúde. A Prefeitura de Novo Hamburgo está construindo a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade. Com capacidade para atender até 500 pessoas por dia, o local também abrigará um Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Esta UPA, a segunda de Novo Hamburgo, ampliará o atendimento a nossa comunidade e dará ainda mais condições de trabalho para os profissionais da área da saúde”, informa o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima.
Atendimento por código de cores
Um sistema prático que pode economizar tempo e, acima de tudo, salvar vidas. É assim que os profissionais da saúde em Novo Hamburgo trabalham na UPA e no Pronto Atendimento (PA), atendendo por meio de uma ordem de prioridades. Esses critérios são definidos no acolhimento aos pacientes usando as chamadas classificações de risco. Desta forma, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são classificados do nível emergência (vermelho) ao não urgente (azul).
A classificação de risco adotada em Novo Hamburgo é uma linguagem internacional, sendo utilizada em todos os países. Além de priorizar o atendimento de urgência, incentiva as pessoas a procurarem atendimento na Rede Básica de Saúde do Município nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Saúde da Família (USFs) quando os casos não são de alto risco, evitando filas, e por vezes, longas esperas.
Conforme o código de cores a ordem de atendimento é a seguinte:
- Vermelho (Emergência)
Atendimento médico urgente, quando há risco de morte;
- Amarelo (Urgência)
Pessoas que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm risco imediato de morte. O paciente pode receber o atendimento em até 30 minutos, de acordo com a avaliação;
- Verde (Pouco Urgente)
Atendimento após a assistência prestada às pessoas classificadas como vermelho e amarelo. São os casos menos graves, que são os atendimentos ambulatoriais onde as pessoas podem aguardar até 240 minutos;
- Azul (Não Urgente)
Atendimento de acordo com o horário de chegada e após o atendimento das pessoas classificadas como vermelho, amarelo e verde. Nestes casos, o paciente deve buscar atendimento preferencialmente na Rede Básica de Saúde do Município (UBS e USFs).