Universidade Aberta oferece cursos gratuitos em Novo Hamburgo

Universidade Aberta oferece cursos gratuitos em Novo Hamburgo

Publicado em 16/03/2020 - Editado em 20/03/2020
Crédito
Arte/PMNH

Com 12 anos de funcionamento na cidade, o polo da Universidade Aberta do Brasil de Novo Hamburgo (UAB-NH) é oportunidade de formação e qualificação gratuita para a população. A partir da parceria com universidades públicas do estado e de outros locais do país, a UAB-NH oferece cursos de graduação, especialização e extensão em diferentes áreas. As formações acontecem na modalidade de Educação a Distância (EaD) e são reconhecidas da mesma forma que os cursos presenciais. Segundo maior do Rio Grande do Sul em número de estudantes, o polo da UAB é mantido pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Educação (SMED). Em recente avaliação periódica, o polo hamburguense foi destacado por representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como referência para outros municípios.

Os cursos ofertados são definidos de acordo com a demanda da região e têm processos seletivos específicos como vestibular, nota do ENEM ou avaliação de currículo. Os detalhes são sempre apresentados nos editais disponibilizados durante o período de inscrição. As aulas são ministradas em ambientes virtuais de aprendizagem por professores das universidades, que além disso favorecem interação com colegas e tutores, responsáveis por esclarecer dúvidas. Também são promovidos encontros presenciais na sede da UAB-NH para realização de aulas, provas e bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Ao longo do ano, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os estudantes e demais interessados, o polo também realiza atividades que reúnem alunos e comunidade em geral como o Ciclo de Formação Acadêmica, que conta com apresentação de trabalhos, palestras, oficinas e rodas de conversas sobre temáticas pertinentes aos cursos oferecidos.

Implementada na cidade em 2008, atualmente, a UAB-NH atende 400 alunos em 11 cursos de graduação e especialização em parceria com UFRGS, UFPEL, UFSM, FURG e IFSul/Pelotas. Desde 2018, o polo está localizado em nova sede, na Rua David Canabarro, 20, 7º andar, no Centro. O espaço conta com dois laboratórios de informática, miniauditório, sala multifuncional, sala de tutoria, biblioteca, secretaria, recepção e copa. Informações sobre o atendimento e os cursos oferecidos podem ser consultados no site novohamburgo.rs.gov.br/smed/polo-uab ou pelo telefone 99755-6206. Além de atender às demandas dos cursos, o polo também sedia eventos de outras secretarias municipais com o intuito de promover formação para funcionários e comunidade em geral.

Cursos previstos para 2020:

Graduação:

Licenciatura em Filosofia (UFPEL)

Licenciatura em Letras/Inglês (UFRGS)

Licenciatura em Computação e Robótica (UFRGS)

Pós-Graduação:
Especialização e Ensino de Artes (UFPEL)

Especialização em Espaços e Possibilidades para Educação Continuada (IFSUL/Pelotas)