CEPIC retoma cursos gratuitos de tecnologia para alunos da rede municipal de Novo Hamburgo

Dois cursos gratuitos voltados ao ensino de tecnologia para crianças e adolescentes iniciaram nesta quarta-feira (18), na sede do Centro de Experimentação Pesquisa e Inovação Científica (CEPIC), localizado no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). As oficinas são voltadas exclusivamente para estudantes do 5º ao 9º ano da rede municipal e acontecem no contraturno escolar.
A atividade marca a retomada do oferecimento de oficinas aos alunos da rede municipal após uma pausa iniciada em 2018. Segundo o secretário interino de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, a iniciativa integra as comemorações do aniversário do centro. “Com a comemoração dos 40 anos do CEPIC, conseguimos retomar as oficinas voltadas aos estudantes da rede municipal. A proposta é ampliar o contato dos alunos com a tecnologia e contribuir para o desenvolvimento de habilidades que complementam o aprendizado em sala de aula”, destaca.
As duas oficinas oferecidas são "Hora do Código – Aventuras Criativas com Scratch" e "Experimentações com Robótica Educacional". A primeira ensina fundamentos do pensamento computacional por meio da criação de jogos, histórias e animações com as plataformas Scratch e Scratch Jr. Já a segunda trabalha com noções de eletrônica, mecânica e programação com blocos, permitindo que os estudantes controlem robôs de forma prática e divertida.
De acordo com a professora e assessora de tecnologia do CEPIC, Franciele Rosa dos Santos, as oficinas cumprem um papel essencial na formação dos estudantes. “Esses dois cursos são fundamentais para que as crianças desenvolvam o pensamento computacional e exercitem a criatividade, além de compreenderem como a tecnologia está inserida no dia a dia e qual a sua importância na vida cotidiana”, afirma.
Os alunos já demonstram entusiasmo com as atividades. Theo Krause Correa, de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ana Neri, compartilhou sua experiência: “Tenho muito interesse em aprender esse tipo de conteúdo. Hoje aprendi como funcionam os circuitos elétricos e os polos negativo e positivo”.
Sua colega Sabrina Graff, também de 12 anos, está participando das duas oficinas e destacou a importância da retomada dos cursos. “Na de Robótica, já aprendi bastante e achei muito legal. Agora vou começar a de Scratch, que vai me trazer boas lembranças, porque no 4º ano eu adorava trabalhar com essa ferramenta”, contou.
Para entender
Scratch é uma linguagem de programação visual criada para ajudar crianças e iniciantes a aprenderem a programar de forma fácil e divertida. Em vez de escrever códigos, você monta blocos coloridos, como se fosse um quebra-cabeça, para criar histórias, jogos e animações. Tudo acontece de forma visual, sem precisar saber comandos complicados.
Robótica é a área que junta eletrônica, programação e mecânica para criar e controlar robôs. A robótica na educação é uma forma divertida e prática de ensinar conteúdos como matemática, ciência e tecnologia por meio da criação de robôs. Com peças, sensores e programação, os alunos aprendem resolvendo problemas e construindo projetos, o que desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.
