SMS foca na saúde integral do homem com Dia D do Novembro Azul
Ciente de que o Novembro Azul representa um período de maior ênfase a uma mobilização masculina no combate ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma manhã de ações de prevenção e incentivo para que os homens melhorem a sua qualidade de vida. O Dia D do Novembro Azul ocorre neste sábado, dia 24, na Praça Punta del Este.
As iniciativas marcam o posicionamento mais abrangente da pasta em relação à Política Municipal de Atenção à Saúde do Homem e estarão concentradas junto ao Ônibus da Saúde. Na unidade móvel, estacionada sob a plataforma do trem, haverá panfletagem com material do Ministério da Saúde e serão oferecidos serviços e orientações médicas à comunidade por uma equipe técnica da pasta.
De acordo com a diretora da Saúde, Maristela Saul, a temática principal do “mês azul”, de alerta e combate ao câncer de próstata, tem assumido grande relevância como forma de vencer preconceitos que ainda dificultam diagnósticos precoces entre o público masculino. “Os homens costumam ser reticentes em fazer exames preventivos”, observa. “Desse modo, cada oportunidade que uma equipe da Saúde tem em trazer esse paciente para uma avaliação ou uma simples e esclarecedora conversa não pode ser desperdiçada de jeito nenhum.”
Agende-se:
Quando: 24/11 (sábado), das 8 horas ao meio-dia
Onde: Praça Punta del Este
Serviços ofertados:
Orientações sobre lesões bucais como prevenção ao câncer de boca, com o odontólogo estomatologista Ricardo Losekann Paiva
Orientações nutricionais com a coordenadora de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição do Município, a nutricionista Mabilda Dalmazo Dotto
Verificação de HGT com o fornecimento de 500 fitas de hemoglicoteste, para medir o nível de glicemia no sangue, garantido pela Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético (Arad). A entidade também fará a apresentação de suas ações para a comunidade.
Apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE), que se trata de política intersetorial da Educação e da Saúde pela promoção de uma vida melhor entre estudantes da rede pública de ensino.
Participação do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Novo Hamburgo que, com o seu serviço voluntário, trabalha na prevenção ao suicídio, levando-se em conta que o maior índice (79%) ocorre entre os homens. O Ministério da Saúde foi responsável por tornar gratuita a ligação para o CVV.
Você sabia que os homens…
-
Têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes não diagnosticada, hipertensão arterial e tendência a obesidade do que as mulheres
-
Praticam atividade física com menor regularidade
-
Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam
-
Geralmente têm medo de descobrir doenças
-
Não procuram regularmente os serviços de saúde, mas quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados
-
Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho
-
Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade
-
Estão envolvidos na maioria das situações de violência
-
Vivem em média sete anos a menos do que as mulheres
Fonte: Ministério da Saúde