SMED realiza avaliação de oferta da Educação Infantil

Nos dias 9 e 10 de dezembro, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realizou o projeto-piloto da Avaliação da Oferta da Educação Infantil. Prevista em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação, a iniciativa busca coletar informações da percepção da comunidade escolar sobre as ações e propostas desenvolvidas nesta etapa de ensino. O projeto-piloto foi elaborado pelos núcleos de Educação Infantil, Formação Continuada e Avaliação da SMED e aplicado, por adesão, em sete escolas. “A avaliação contribui significativamente para ampliarmos o olhar para o trabalho que estamos realizando e para que, a partir disso, possamos qualificá-lo cada vez mais para garantir o direito das crianças”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Comunidade escolar
A avaliação foi respondida por diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar: famílias, professores, funcionários e gestores. Para cada grupo foram pensadas questões específicas tendo os mesmos eixos norteadores: acolhimento e relações; espaços e materiais; cuidado (alimentação, higiene e segurança) e brincadeiras e interações. O instrumento avaliativo composto por 32 questões de múltipla escolha também dispunha de espaço para considerações em que era possível tecer comentários.
Assembleias
Nesta etapa, participaram as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Sementinha Vida, Pequeno Polegar, Bem-te-vi, Arco Íris, Paulo Sérgio Gusmão, Olavo Bilac e Negrinho do Pastoreio. Para conhecerem detalhes da proposta e responderem as questões, a comunidade escolar participou de assembleias em que a proposta foi explicada. Nestes encontros, as famílias puderam acessar o formulário que foi respondido de forma digital. Também foram disponibilizadas versões impressas para quem preferiu responder à mão.
Avaliação em escala
Os dados coletados serão computados e cada escola que participou do projeto-piloto receberá devolutiva sobre a avaliação dos segmentos da comunidade escolar. As informações também serão analisadas pelos núcleos da SMED com o objetivo de qualificar o instrumento avaliativo para que, em 2023, a avaliação da oferta seja aplicada em todas as escolas. “Neste primeiro movimento, a intenção é observar as questões que precisam ser qualificadas para que, no próximo ano, todas as escolas municipais que atendam a Educação Infantil possam participar da avaliação”, detalha a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Luciane Varisco Focesi.