SMED promove encontro virtual para merendeiras e profissionais de serviços gerais

SMED promove encontro virtual para merendeiras e profissionais de serviços gerais

Publicado em 18/06/2020 - Editado em 19/06/2020
Crédito
Divulgação

Desde o início do distanciamento social, quando as aulas foram suspensas, a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo (SMED) está desenvolvendo uma série de ações para formação continuada de professores, equipes diretivas e demais profissionais que atuam nas escolas municipais. Além das atividades elaboradas pela equipe pedagógica da SMED e que são realizadas por meio da parceria com a Google, pelo G-Suite for Education, a secretaria também vem promovendo transmissões ao vivo com diferentes temas que envolvem a educação e o período de quarentena. Na sexta-feira, dia 19 de junho, a live da SMED será destinada às merendeiras e às profissionais de serviços gerais que atuam nas escolas municipais. Com o tema “Qualidade de vida em tempos de pandemia”, a atividade contará com a participação da especialista em Comunicação Não Violenta, Vivian Laube, e será mediada pela secretária de Educação Maristela Guasselli. “Estes encontros têm objetivo de aproximar os profissionais que compõem a Rede Municipal de Ensino e também podem ser acompanhados por outras pessoas que tiverem interesse. Neste cenário desafiador em que estamos, é preciso valorizar os aspectos humanos e emocionais”, detalha Maristela. A live inicia às 13 horas no canal da SMED no Youtube e pode ser acessada pelo endereço youtu.be/FhwMrO7ci7g .

Professores hamburguenses em destaque

Esta será a segunda live da semana. A transmissão que aconteceu na tarde de quarta-feira, 17 de junho, teve como convidados especiais professores da própria Rede Municipal de Ensino. Depois de receber especialistas de diferentes instituições, o encontro promovido pela Secretaria de Educação contou com a apresentação de profissionais que atuam no Município e que receberam importantes prêmios em 2019. Os convidados foram a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profa. Adolfina Diefenthaler, Joice Lamb, o professor da EMEF Martha Wartenberg, Luiz Balón, e a professora e escritora que atua na Fábrica do Saber, Milene Barazetti. Com o tema “O protagonismo docente na educação contemporânea”, a atividade foi acompanhada por mais de 5 mil pessoas.

A coordenadora pedagógica Joice Lamb foi a vencedora do mais importante prêmio de educação do Brasil, o Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita. Com o título de Educadora do Ano. Já o professor Luiz Balón foi o grande vencedor do 7º Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Pública pelo júri técnico e também recebeu menção honrosa na categoria Gênero com o projeto de mediação de leitura “Todas por elas”. O livro “Que monstro, menino?”, escrito pela professora, escritora e contadora de história Milene Barazzetti e com ilustrações de Marlon Costa venceu o Prêmio Minuano de Literatura na categoria Ilustração.

As transmissões fazem parte da proposta “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, elaborada pela SMED como forma de aproximar os profissionais da Rede Municipal de Ensino durante o período de distanciamento social no combate ao novo coronavírus. As lives anteriores já somam cerca de 35 mil visualizações e seguem disponíveis no Youtube.

Lives anteriores:

Empatia e humanização, com Fernando Antunes

O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?, com Luciane Varisco e Paulo Fochi

Vínculo afetivo e saúde mental na perspectiva da neurociência, com Guilherme Nogueira

O valor da vida, com Viviane Mosé

O protagonismo docente na educação contemporânea, com Joice Lamb, Luiz Balón e Milene Barazzetti.