SMED promove curso sobre elaboração de avaliação diagnóstica

Lançado no ano passado, o Avalia Novo Hamburgo, programa municipal de avaliação em larga escala, busca acompanhar a aprendizagem dos estudantes das 52 escolas municipais. Com o objetivo de identificar as habilidades desenvolvidas e as dificuldades apresentadas em relação às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo vem realizando avaliações diagnósticas em todas as turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Em março, foi aplicada uma das avaliações. A próxima está prevista para agosto. “Essa iniciativa visa acompanhar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes, proporcionando a identificação das principais dificuldades e o planejamento de ações que aperfeiçoem ainda mais a intervenção pedagógica”, define a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Cursos de capacitação
Para capacitar professores para a elaboração das questões que vão compor estes materiais, a SMED realizou, na semana passada, cursos específicos sobre a elaboração de ítens e textos para avaliações educacionais, tanto para turmas iniciantes como para educadores que participaram da primeira edição da formação, realizada no ano passado. “Foram momentos muito ricos em que aprendemos muitas coisas novas. Saímos daqui renovados e com outro olhar para a avaliação”, destacou a diretora interina da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Reginara Door. A seleção para participação nas formações foi feita por meio de edital. Os cursos foram ministrados por educadores cearenses com experiência na Casa da Avaliação Externa do município de Sobral, referência na área, e foram realizados a partir da parceria com o programa Educar Pra Valer.
Encontro Formativo
A equipe formada pelos educadores Lúcia Balica, Claudiana de Araújo Gomes, Roziane Oliveira Marinho e Francisco Dalvan Linhares de Sousa também participou de um momento formativo com a assessoria pedagógica da SMED. Com o tema “Gestão com foco nos resultados de aprendizagem”, o encontro abordou a avaliação como ferramenta de intervenção pedagógica. “A avaliação da aprendizagem, por sua complexidade, sempre foi tema de discussão no meio educacional. Enquanto Secretaria de Educação, entendemos a avaliação como diagnóstica, formativa e processual, ou seja, não cabe mais avaliar para classificar o estudante ao final do processo, mas sim, ter elementos para que os professores realizem uma intervenção pedagógica qualificada e intencional, visando o desenvolvimento integral de todos”, explica a diretora de Educação, Neide Vargas.