SMED e Feevale reafirmam compromisso por Educação Antidiscriminatória

Publicado em 08/03/2022 - Editado em 15/10/2024 - 10:33
teste
Maristela e Prodanov durante o encontro na universidade Feevale
Crédito
Feevale

A aproximação entre a educação pública e as universidades é uma importante articulação da Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo para qualificar as ações realizadas nas escolas municipais. Além de manter na cidade um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB-NH), com a oferta de cursos de graduação e especialização gratuitos, a SMED também firma convênios e parcerias com outras instituições de ensino superior na região.

Entre elas está a Universidade Feevale, com quem a secretaria tem, desde o ano passado, o acordo de cooperação para a realização de formação para professores com o tema Educação Antidiscriminatória. Na sexta-feira, 4 de março, a secretária de Educação, Maristela Guasselli, e o reitor Cleber Prodanov, se reuniram para avaliar o primeiro ano da formação e planejar as próximas ações. “A educação é responsabilidade de todos, por isso buscamos, constantemente, parcerias que fortaleçam e qualifiquem o trabalho. A aproximação com a academia é um importante reforço e, neste caso, nos auxilia a tratar de um tema tão relevante e urgente e que exige coragem e responsabilidade”, explicou Maristela.

Na primeira edição da formação, cerca de 500 educadores de 89 escolas municipais participaram das ações que tiveram como tema assuntos como: Direitos Humanos, menstruação, gênero e sexualidade, racismo e saúde mental. O desenvolvimento dos trabalhos é liderado pelo grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale, em parceria com o Núcleo de Formação da SMED, e envolve acadêmicos da Feevale. “Para nós, é fundamental essa ligação com a realidade, pois mostra que nossos mestrandos e doutorandos estão sendo multiplicadores de conhecimento e, um dia, ocuparão outras posições de liderança, que irão conduzir esses diálogos. Esperamos avançar ainda mais na nossa colaboração com a SMED e que possamos mostrar esse programa para outros municípios”, afirmou Prodanov.