Sexualidade e prevenção são temas abordados no 8º encontro de Educadores Papo da Vez

Publicado em 20/08/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
Em um auditório, público sentado e palestrante em pé
Cerca de 250 pessoas participaram do evento
Crédito
Jade Guimarães

O 8º encontro do Papo da Vez foi marcado pela troca de experiência entre profissionais da área da saúde e educadores da região do Vale do Sinos. O encontro, organizado pela Equipe Voluntária Brasil, ocorreu no último dia 14 de agosto, na sala de eventos do hotel Union, reunindo cerca de 250 pessoas durante o dia.

O objetivo da atividade foi renovar as técnicas de trabalho sobre saúde sexual com jovens e adolescentes, gerando uma troca de experiências através de dinâmicas, apresentação de dados e relacionamento com novos os colegas para que sejam aplicados os métodos em escolas públicas e privadas, unidades de saúde, organizações e empresas.

Com dados alarmantes sobre o índice de HIV no Rio Grande do Sul, a professora e especialista em Educação e Saúde Mental Coletiva, Cristine Schuler, trouxe relatos de experiências de quando foi coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) na Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, exemplificando situações de anos atrás para os dias atuais sobre prevenção e saúde sexual. Cristine falou sobre o receio dos jovens em falar sobre estes assuntos e acredita que essa seja uma das causas do índice de HIV ter crescido no sul do país. “Eu estava em um evento com a unidade móvel de saúde e um grupo de jovens nos rondou pela manhã inteira, até ter coragem de tirar suas dúvidas sobre o uso do preservativo e prevenção de doenças”, contou Cristine.

A diretora de Saúde, Maristela Saul, também participou do evento como representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Galeria da notícia

Mulher loira ao microfone Diretora Maristela ao microfone