Serviços e entretenimento na 5ª edição do Escola Integrada no Bairro

Além de integrar os alunos, o projeto também tem o objetivo de trazer atividades diferentes das trabalhadas em aula. Por este motivo, a escola é aberta a toda comunidade. Nesta edição foram oferecidos corte de cabelo gratuito e as crianças menores de 5 anos puderam se vacinar contra a pólio (paralisia infantil). Já o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) promoveu a troca solidária e também a doação de mudas. O Atelier Livre Municipal também se fez presente, apresentando ao público oficinas de folguedos e violão. Além disso, também houve a doação de animais, por parte da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). Musicalmente, o evento contou com a participação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, que trouxe desde a música popular brasileira até as trilhas que marcaram época no cinema. Outra atração musical foi a Banda da EMEF Tancredo Neves.
Paralelamente com o Escola Integrada no Bairro ocorreu a terceira edição da Mostra Multicultural. De acordo com o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, o projeto agrega a pesquisa e o trabalho dos alunos. “Este projeto é muito importante, pois ele consegue integrar a escola com a comunidade, oferecendo prestação de serviços, promoções, mas também há um cunho pedagógico, como brincadeiras e apresentação de trabalhos. Desta forma, se tornando também uma Mostra Multicultural”, falou. Segundo Daniela Maciel Krewer, 24 anos, que participou pela primeira vez da atividade, a proposta é muito interessante. “Estou impressionada, pois os pais também querem saber o que seu filho produz na escola”, enfatizou.
Nesta edição foram realizados 2.277 atendimentos. A próxima escola que receberá o Projeto Escola Integrada no Bairro será a EMEF Jorge Ewaldo Koch, no dia 25 de agosto.