Seminário final do programa de leitura e escrita reúne professores da Educação Infantil em Novo Hamburgo

Foi realizado nesta sexta-feira (4), no Câmpus 2 da Universidade Feevale, o seminário final do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que marcou o encerramento de uma etapa importante de formação continuada para professores da rede municipal de Novo Hamburgo. Implantado em 2024, o programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e busca fortalecer as práticas pedagógicas que asseguram às crianças o direito à leitura e à escrita desde a pré-escola.
Cerca de 180 educadores da pré-escola participaram ao longo do ano dos encontros formativos, que discutiram temas relacionados ao letramento, alfabetização e à importância de trabalhar essas competências de forma lúdica e conectada à cultura infantil.
O seminário começou, após as falas oficiais, com a apresentação da contadora de histórias Milene Barazzetti, que narrou “Quem quer brincar comigo?”, de Tino Freitas. Em seguida, houve duas palestras. A professora Luciana Piccoli, doutora em Educação, falou sobre saberes e práticas para garantir o direito à leitura e à escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Letícia Streit, formadora estadual do LEEI, abordou o compromisso dos docentes com a leitura e a escrita nessa etapa.
O secretário interino de Educação, André Luís da Silva, destacou a importância das formações para a pré-escola. “Essas formações são fundamentais para que as crianças tenham vivência do letramento, utilizando atividades apropriadas para a idade e promovendo uma transição qualificada entre os professores da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental”, afirmou.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Regina Gomes, destacou que o programa promoveu reflexões profundas entre os professores sobre alfabetização e leitura, incentivando a criação de práticas pedagógicas que valorizam a ludicidade e o prazer na aprendizagem. “Ao longo do percurso, os professores desenvolveram diversas propostas e atividades nas escolas, conectadas com a cultura da infância”, afirmou.
A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Luciana Haefliger, ressaltou o engajamento dos docentes na formação: “O comprometimento dos professores em aplicar as ações discutidas durante o percurso foi um dos aspectos mais significativos do programa em Novo Hamburgo.”
A professora Taís Han, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Girassol, que participou de todas as formações, avaliou como positiva a experiência vivenciada durantes os escontros. “As formações foram inspiradoras e me ajudaram a implementar mudanças práticas na sala de aula, como a reorganização dos cantos de brincadeiras, sempre envolvendo as crianças.”
Já o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, que participou do encerramento, destacou que a qualidade da educação básica depende do investimento na educação infantil. “Embora atuemos na educação superior, sabemos que o principal desafio está na base, onde a melhoria precisa começar para garantir uma educação de qualidade no nosso País”, afirmou.