Semana da Luta Antimanicomial encerra com atrações na Praça do Imigrante

Conforme o gerente de Saúde Mental de Novo Hamburgo, Leandro Dieter, as atividades tiveram um resultado bastante positivo. Entre os destaques, Dieter relatou a vontade política da atual Administração em reforçar a rede de atendimento, a discussão sobre a qualificação do trabalho na área transcendendo a saúde e atingindo outros temas, e a demonstração, no caso do evento realizado na Praça do Imigrante, de que os usuários da Saúde Mental podem conviver em sociedade.
“Em atividades como essa que conferimos o quanto é importante a inclusão dos usuários da Saúde Mental. Vemos a criatividade e a potência de vida que cada um carrega, ocupando os espaços públicos, celebrando a cultura e o viver”, salientou o gerente. Entre as atrações, os usuários do CAPS Álcool e Drogas (AD) apresentaram um jingle que concorrerá para ser o oficial no Concurso Nacional de Jingles de Prevenção às Drogas.
A Luta Antimanicomial defende a extinção de métodos de internação para pessoas com problemas mentais e a adoção de modelos abertos para o tratamento, como é feito em Novo Hamburgo. As ações, que iniciaram no dia 15, são alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial, que ocorre no dia 18 de maio.
A rede de Saúde Mental no Município:
CAPSi (infanto-juvenil)
CAPS AD (álcool e drogas)
CAPS Canudos
CAPS Santo Afonso
CAPS Centro
Oficina de Geração de Renda (OGR)
Ambulatório AD (junto ao Centro de Especialidades Médicas)
Equipe de Saúde Mental da Atenção Primária na Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera
Equipe de Saúde Mental do Hospital Municipal