Secretaria de Saúde promove atividades no Outubro Rosa

Exemplo disso é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Afonso, que durante todo o mês tem distribuído material e explicado aos pacientes que esperam atendimento, as formas de prevenção do câncer de mama e como fazer o autoexame. A unidade também recebeu decoração especial, chamando atenção para o projeto.
A enfermeira e coordenadora da UBS, Janifer Prestes, juntamente com a nutricionista Greice Moro Buss e a ginecologista Anita Lucas de Oliveira, conversam com as pessoas e tiram dúvidas. Elas também fazem uma demonstração para explicar como a mulher pode fazer o autoexame em casa. Segundo a diretora de Saúde, Rosa Leães, promover iniciativas como esta são importantes para que as mulheres fiquem informadas e percam o medo. “A mulher precisa conhecer o seu corpo e saber perceber qualquer alteração. Muitas tem medo de fazer a mamografia, por exemplo, mas isso precisa ser superado. Uma boa conversa com os profissionais é bom para isto. Os exames são importantes, estão a disposição e deve-se buscar esta opção”, explica Rosa.
A SMS tem contratos com empresas como o Hospital Regina e a Amplamed, além do Centro de Imagens, para a disponibilização de exames. Como exemplo, apenas de Papanicolaou se tem mais de 5 mil exames mensais. “Estes exames são disponibilizados com verbas oriundas do Governo Federal e exclusivas para isso. Sempre sobram cotas, e em grande número. Por isso, estamos ampliando ainda mais a divulgação, para fazer com que as mulheres busquem estes serviços”, diz a diretora. Para ter acesso aos exames, é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Neste local será feito, pela equipe de enfermagem, o acolhimento, com os pré-exames, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e os procedimentos necessários, que são diferentes de acordo com a idade e o histórico de cada paciente. Com isso, se necessário, ocorre o encaminhamento para as consultas.
Orientações
Como realizar o autoexame
A mulher deve adquirir o hábito de, mensalmente, fazer o autoexame das mamas. De preferência, uma semana após o término da menstruação, diante de um espelho. O primeiro procedimento é verificar se os seios são iguais e se a pele está lisa. Isto deve ser feito com os braços esticados para cima e depois com as mãos na cintura. Após, a mulher, deitada, com um travesseiro sob as costas, deve colocar uma mão na nuca e com a outra realizar o exame no seio, através de movimentos circulares, do mamilo para fora. A operação deve ser repetida nos dois seios. Sempre deve-se usar a ponta dos dedos e fazer movimentos circulares, inclusive na região das axilas.
O autoexame também pode ser realizado durante o banho. Basta levantar o braço do lado do seio que será examinado e também fazer os movimentos com a ponta dos dedos. É importante que a mulher conheça a sua mama e fique alerta a qualquer mudança, como a presença de nódulos, áreas duras, secreção e retração no mamilo.
Alimentação para prevenção
Para prevenir o câncer de mama, e também outras doenças, a nutricionista da UBS Santo Afonso, Greice Moro Buss, recomenda o consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais integrais e leguminosas. Cerca de cinco porções diárias de frutas ou hortaliças. Também deve-se evitar a ingestão de produtos industrializados ricos em produtos químicos, frituras e alimentos gordurosos, embutidos e defumados. Dar preferência aos produtos integrais, aos peixes e aves e alimentos como linhaça, brócolis, rúcula, espinafre e azeite de oliva - ricos em ômega 3, substância que é protetora contra o câncer. “Também é importante evitar doces em geral, refrigerantes e bebidas alcoólicas, além de manter o peso adequado. A obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de câncer”, explica Greice.