Secretaria de Educação realiza prova diagnóstica para medir aprendizagem

Elaborado pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo com o objetivo principal de acompanhar as aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, o programa municipal de avaliação em larga escala, o Avalia Novo Hamburgo, aplicou, ontem, a primeira prova do projeto piloto. Nesta etapa diagnóstica, participaram 430 estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental de oito escolas municipais definidas a partir de sorteio entre todas que demonstraram interesse em integrar esta fase. “O Avalia Novo Hamburgo é mais um instrumento de monitoramento importante para a gestão da Rede Municipal de Ensino. Entendemos que a avaliação é fundamental para o processo de aprendizagem dos estudantes, que é nosso objetivo principal”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli. A previsão é de que, a partir de 2023, a avaliação seja aplicada de forma escalonada em todas as turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.
Realidade da cidade
Composta por 30 questões de múltipla escolha, a avaliação contemplou as áreas de Língua Portuguesa e Matemática e foi elaborada a partir das Matrizes de Referências e dos itens desenvolvidos por profissionais da Rede Municipal de Ensino e levando em consideração as características e necessidades dos estudantes hamburguenses. “Esta etapa do projeto-piloto é muito importante para que possamos avaliar a forma de condução do processo de avaliação na prática e corrigir possíveis distorções antes de ampliá-la para toda a Rede Municipal de Ensino”, comenta Flávio Luiz Keller, coordenador do Avalia Novo Hamburgo.
As escolas receberão a análise dos dados e, assim, terão acesso a um panorama aproximado do nível de proficiência dos estudantes. As informações também serão estudadas pela assessoria pedagógica da SMED, que fará o acompanhamento dos resultados educacionais com o objetivo de utilizar os indicadores de desempenho como base para traçar estratégias pedagógicas que otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
Recuperação da aprendizagem
Assim como o Avalia Novo Hamburgo, a SMED também desenvolveu uma série de outras ações com foco na recuperação da defasagem da aprendizagem dos estudantes identificada, especialmente, após a pandemia. Além do acompanhamento constante das escolas e do monitoramento das aprendizagens, da flexibilização do currículo e da implementação do programa de Formação Continuada de Professores, outras iniciativas contribuíram diretamente com o processo de ensino e aprendizagem. O Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE), por exemplo, foca nos estudantes que ainda não consolidaram a alfabetização ou necessitam de acompanhamento com a ampliação de tempo no contraturno escolar.
Já o Programa de Aceleração tem como propósito possibilitar a reclassificação progressiva de estudantes em distorção idade-série por meio de atendimento personalizado. Focado na consolidação da alfabetização para estudantes que concluíram o 3º ano, o Ateliê Alfaletrar busca promover atendimento de leitura e escrita considerando o nível e as dificuldades de cada estudante. Iniciativa premiada e utilizada como referência, o programa #VemPraEscolaNovoHamburgo impulsionou a interlocução com órgãos de proteção para ações de busca ativa com diferentes estratégias para identificar e resgatar estudantes com baixa frequência escolar ou fora da escola.