Secretaria de Educação investe em tablets para todos os estudantes de 1° a 5° ano

Linha de apoio
As possibilidades das TDICs ganham as salas de aula da Rede Municipal de Ensino
Publicado em 03/07/2024 - Editado em 15/10/2024 - 10:19
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O tablet é de uso individual e tem sido um importante suporte para os estudantes
Crédito
Margarete Amorim

Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, conhecidas pela sigla TDICs, têm alterado as formas de trabalhar, de se comunicar e de aprender.

Nesse contexto, as salas de aula do município de Novo Hamburgo ganham evidência com o uso de tablets para atividades educativas. O equipamento digital na escola possibilita mobilidade, personalização e o acesso a aplicativos de criação, com ou sem internet.

A proposta de trabalho tem o intuito de promover o letramento digital, auxiliar na alfabetização e ampliar possibilidades de leitura e escrita aos estudantes de 1° a 5° ano das escolas municipais de Novo Hamburgo. O uso tecnológico também oferece recursos que favorecem as competências funcionais às pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Dentro da proposta, cada estudante possui o seu aparelho e isso permite que possam habitar espaços virtuais, utilizando aplicativos específicos que contribuem com a pesquisa e com o registro das descobertas. Um dos objetivos da ação é que, além do letramento digital, os educandos sejam incentivados ao protagonismo de suas aprendizagens.

Por ser um equipamento multifuncional e de fácil transporte, permite ao estudante levá-lo a diferentes ambientes escolares e aprender com dinamismo, autonomia e interatividade. Dentro de cada aparelho são instalados aplicativos, previamente selecionados pela equipe responsável da SMED. A maioria dos estudantes das escolas municipais, de 1° a 5° ano, já receberam seus tablets e a previsão é a de que todos sejam contemplados até o final de 2024.

Equipamento é aliado nas pesquisas desenvolvidas na EMEB Harry Roth

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Harry Roth, no bairro Santo Afonso, o uso dos tablets na aprendizagem tem uma grande relevância. As práticas pedagógicas desenvolvidas com os aparelhos são elaboradas conforme a intencionalidade pedagógica do professor. E muitas experiências positivas são vivenciadas pelos estudantes que, com diferentes abordagens (vídeos, jogos, aplicativos), complementam seus conhecimentos.

A coordenadora do TDIC da escola, professora Thais Canto, auxilia na exploração das tecnologias. “Com o uso dos tablets, experienciamos a criação do aplicativo “Harry te avisa”, dentro do projeto de pesquisa “E essa chuva?”. Foi um processo de aprendizagem tão importante que apresentamos a toda a comunidade. Outro trabalho de destaque foi o controle dos robôs através do tablet para criação de histórias e o registro de fotos das mudanças na natureza através das estações. Ter o instrumento de trabalho como o tablet potencializa muito o estudo”, comenta a coordenadora. A orientadora Claudia Haas Coutinho completa. “Atualmente, estamos com várias temáticas de pesquisa e, devido às amplas possibilidades, o tablet é um grande aliado.”