Saúde terá serviços com a presença de monitores nas UBSs e USFs
O atendimento e os processos que envolvem a prestação de serviços na saúde básica na cidade (Unidades Básicas de Saúde – UBSs – e Unidades de Saúde da Família – USFs) passarão por uma mudança. Por meio da implantação de um novo modelo de Ouvidoria, a comunidade terá um canal especial sendo agente fundamental na evolução do setor. Em breve, cada unidade de saúde do município contará com um monitor que será o elo entre a população e a Administração, uma ferramenta para reunir dados referentes ao funcionamento e à estrutura de cada unidade. De acordo com a prefeita Fátima Daudt, a implantação deste novo modelo permite que o usuário do serviço de saúde tenha uma ampla participação. “É um canal direto com a comunidade que, em tempo real vai passar sua percepção para a Prefeitura, proporcionando que a administração tenha acesso a todas as manifestações de quem busca atendimento. Este novo modelo não é apenas uma ouvidoria. São olhos e ouvidos para que possamos melhorar e qualificar a saúde em Novo Hamburgo”, afirma a prefeita.
O serviço será prestado pela empresa vencedora da licitação, a DGCON, e custeado por meio de verba vinculada do governo federal. É ela a responsável pela contratação e treinamento dos 22 monitores que estarão, em sistema de rodízio, percorrendo os postos de saúde, verificando uma série de ítens, que variam desde a situação estrutural dos prédios, ao horário de funcionamento, atendimento e presença de profissionais no local. “O fato de termos alguém fora do contexto da relação município-população vai nos possibilitar um outro olhar sobre todo o sistema de atendimento, colocando à disposição do usuário uma pessoa capacitada para ouvir, relatar e até intermediar algum tipo de conflito”, considera o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.
Tecnologia como aliada
A tecnologia terá papel importante neste novo contexto. Cada monitor trabalhará com um tablet, com software desenvolvido especialmente para esta atividade, onde fará o registro de informações para um banco de dados. Este trabalho vai dar base para as mudanças necessárias no processo de melhoria na prestação de serviços básicos na área da saúde em Novo Hamburgo.