Saúde mental: escolas municipais passam a contar com psicólogos

Linha de apoio
Os profissionais foram selecionados a partir de concurso público
Publicado em 03/04/2024 - Editado em 15/10/2024 - 10:19
teste
Projeto desenvolvido pela SMED busca promover a saúde mental nas escolas municipais
Crédito
Divulgação

A partir das demandas observadas a respeito de temas que envolvem a saúde mental, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo encaminhou psicólogos para comporem o quadro permanente de seis escolas municipais. Criado com o objetivo principal de promover o bem-estar emocional e a construção de um ambiente escolar saudável e inclusivo, o projeto “Psicologia Escolar e Desenvolvimento Integral: conectando saberes” prevê intervenções psicológicas e ações integradas, buscando potencializar o processo de ensino e aprendizagem e favorecer o desenvolvimento integral de crianças e jovens. “Esse é mais um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação que busca qualificar os espaços escolares no que diz respeito à saúde mental e às relações socioemocionais. Sensível a essas questões, estamos gradativamente encaminhando psicólogos concursados para as escolas. Por se tratar de um ambiente escolar e institucional, a proposta não se caracteriza por um atendimento clínico, mas sim o desenvolvimento de projetos institucionais”, explica a diretora de Educação, Neide Vargas.

Na etapa inicial do projeto, os profissionais de psicologia - selecionados a partir de concurso público - foram encaminhados para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Eugênio Nelson Ritzel, Arnaldo Grin, Sen. Salgado Filho, Martha Wartenberg, Francisco Xavier Kunst e Profª Adolfina Diefenthäler. De acordo com as coordenadoras do Núcleo de Inclusão e Diversidades da SMED, Gabriela Georg e Jucimara Guimarães, a escolha aconteceu a partir da demanda encaminhada pelas próprias instituições e análise dos contextos realizada pela própria Secretaria de Educação.

Em março, a SMED promoveu encontros com as equipes diretivas e também com os psicólogos participantes do projeto. O objetivo foi alinhar a proposta que promoverá ações de acolhimento e escuta qualificada com estudantes, professores e comunidade; intervenções, promoção da saúde mental, atendimento de demandas específicas, parceria com redes de apoio e capacitação e sensibilização.