Rondônia e Vila Kraemer terão unidades de saúde

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), encaminhou a contratação de novas empresas para as obras de construção das Unidades de Saúde da Família (USFs) do bairro Rondônia e também da Vila Kraemer, no bairro Canudos. As duas obras precisaram de uma retificação em função da desistência das empresas que venceram a licitação inicial. O investimento é de R$ 864.842,96 para a unidade Kraemer, e de R$ 1.039.892,31, para a nova unidade do bairro Rondônia.
Conforme a SMS, as unidades qualificarão e potencializarão os atendimentos em saúde no Município. O objetivo é melhorar ainda mais o índice de alcance das Equipes de Saúde da Família (ESFs). Conforme o secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, as obras terão sua retomada em breve. “Com isso, esperamos que as empresas possam concluir as unidades que vão melhorar ainda mais a área da saúde”, descreve. Os novos espaços terão salas de consultórios, banheiros, salas de vacinas e espaços de atendimentos. A unidade do bairro Rondônia ficará na rua Travessão, e a Vila Kraemer será erguida na Rua Pedro José Trein.
Novas Unidades
Nos últimos anos, Novo Hamburgo recebeu 14 novas Unidades, entre Unidades de Saúde da Família e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, outros espaços receberam ampliações, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santo Afonso e Canudos. Atualmente, também estão em construção a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) do Centro, que contará também com o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, além de um novo Centro de Atendimento Psicossocial, que devem ser inaugurados em setembro.
Diferenças entre UBSs e USFs
A principal diferença entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade de Saúde da Família (USF) está no tipo de atendimento. As UBSs trabalham, em sua maioria, com três especialidades: clínico geral, ginecologista e pediatra. As USFs atuam com médicos formados para acompanhar todos os ciclos da vida.
Outra diferença está no aspecto preventivo da USF. O médico vai até as famílias para orientar sobre os cuidados com a saúde. Ele se torna próximo e passa a conhecer a realidade de quem mora no bairro. As UBSs atuam com atendimento ambulatorial.
O que é a Estratégia de Saúde da Família?
É a forma escolhida para melhor atender às necessidades de saúde, em especial, de prevenção da população. Ela começou a ser implantada no Brasil há pouco mais de 20 anos e tem mostrado resultados importantes. O sucesso da Saúde da Família é tão grande, que planos de saúde têm copiado esse mesmo sistema. Em Novo Hamburgo algumas unidades de atendimento básico ainda estão no modelo antigo, chamados Unidade Básica de Saúde (UBS), porém, aos poucos a Prefeitura espera trocá-las por unidades de Saúde da Família.
Nesse modelo, cada equipe fica responsável por uma determinada parte do bairro, entre 3 a 4 mil pessoas. Com o passar dos meses e anos, há uma aproximação dos profissionais de saúde com a comunidade, e essa relação normalmente gera mais saúde e qualidade de vida.
As Novas Unidades
USF Kephas (um novo prédio e uma ampliação)
USF Mundo Novo
USF Boa Saúde
USF Rondônia -
USF Morada dos Eucaliptos
USF Getúlio Vargas
USF Guarani
USF Petrópolis
USF Vila Palmeira
USF Vila Kroeff
USF Liberdade
UBS Canudos -
UBS Santo Afonso -
USF Vila Kunz – (atende Canudos e Hamburgo Velho, prédio alugado)