Robótica é tema de formação pedagógica na cidade

A formação pedagógica – Robótica Kit Atto é ministrada pela multiplicadora do CEPIC/NTM, Gislaine Glaeser, e pelo coordenador de Inclusão Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), Lucas Backes. Participam dos encontros os coordenadores de Laboratórios de Informática e representantes do Programa Mais Educação das escolas que possuem o kit de robótica. Os temas abordados são referentes aos componentes eletrônicos, software de programação, peças do kit estrutural de robótica e configuração das placas. Durante a formação, os educadores também têm a oportunidade de praticarem aquilo que aprendem. “O retorno dos professores é muito bom, eles anotam tudo e são interessados”, destaca Backes.
A previsão é de que ocorram pelo menos cinco aulas com os professores para que eles possam explorar novas possibilidades de uso da robótica com os estudantes. “É muito importante ter essa formação para os professores, pois as escolas compram o material e assim eles entendem como funciona a programação e montagem”, ressalta Gislaine. A professora do laboratório de informática da EMEF Caldas Júnior, Luciana Lemmertz, disse que os estudantes gostam muito das aulas e da experiência de programar e construir com a robótica. “Os alunos amam, se interessam muito. São momentos muito produtivos nos quais compartilhamos conhecimento”, resume a educadora.
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo trabalham com dois kits de robótica: o Atto, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Caldas Júnior, Darcy Borges de Castilhos, Jorge Ewaldo Koch e Pres. Getúlio Vargas e o Lego, nas EMEFs Bento Gonçalves, José Bonifácio, Maria Quitéria e Pres. Hermes da Fonseca.
Robótica Educacional
A iniciativa busca preparar os estudantes para a montagem e programação de mecanismos robotizados. Proporciona um ambiente de aprendizagem criativo e lúdico, em contato com o mundo tecnológico, colocando em prática conceitos teóricos a partir de uma situação interativa, interdisciplinar e integrada. Além disso, desenvolve temas como mecânica, ecologia, trabalho em grupo, organização, pensamento matemático, entre outros.