Rede Municipal é pioneira em avaliação em larga escala adaptada para os estudantes com deficiência

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Novo Hamburgo cria uma proposta de avaliação na perspectiva da adaptação curricular
Publicado em 19/06/2024 - Editado em 15/10/2024 - 10:19
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GT se reúne para debater andamento do trabalho
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Aline Bueno

A Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo (RME/NH), que já possui um sistema próprio de avaliação em larga escala, o Avalia Novo Hamburgo, inicia um processo de implantação da avaliação na perspectiva da adaptação curricular. O sistema é voltado para avaliações objetivas de Língua Portuguesa e Matemática e o município é pioneiro na iniciativa. A proposta aponta caminhos e possibilidades inovadoras que viabilizam a participação dos estudantes do Ensino Fundamental, com deficiência ou transtornos de aprendizagem, no sistema próprio de avaliação em larga escala da RME.

Entre as adaptações estão acessibilidade visual e auditiva, auxílio ledor, tradutor/intérprete, auxílio transcritor, ambiente reservado, tempo estendido, recursos concretos e audiovisuais extras, além de adequações na elaboração das questões das provas.

O grupo de trabalho (GT), que é coordenado pelo Núcleo de avaliação da Secretaria Municipal de Educação (SMED), organizou um projeto-piloto envolvendo os testes, visando dar elementos para que o professor da RME possa qualificar suas ações pedagógicas e, a partir da análise dos resultados da sua escola, realizar ajustes e adaptações para atender as necessidades de estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem. Esse processo experimental envolveu os 5° anos de três escolas: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ver. João Brizolla, EMEB Pres. Getúlio D. Vargas e EMEB Padre Reus, e teve início em março deste ano. Para o segundo semestre, a recomendação será estendida para mais escolas. “Caminhamos em direção a uma proposta de avaliação em larga escala e adaptação curricular que tem como base o respeito à diversidade e o desejo de alcançar todos com equidade”, afirma Karline Joner Kayser, assessora do Núcleo de Avaliação da SMED.

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