Punhobol encerra a Olimpíada Escolar
A preparação e familiarização com as regras da modalidade foram feitas a partir de um curso de capacitação realizado pela SMED e por integrantes do Departamento de Punhobol da Ginástica. Em quatro encontros realizados no clube, professores de Educação Física de 40 escolas municipais tiveram a oportunidade de conhecer o histórico da modalidade, as regras, os sistemas de jogos, os materiais necessários e, claro, praticar o punhobol. O passo seguinte foi adaptar a prática para a realidade de cada escola a promover os jogos com os alunos.
O resultado desta preparação pôde ser conferido durante a etapa da Olimpíada Escolar, que reuniu 55 equipes femininas e masculinas para a disputa das categorias sub-13 e sub-15. “O número de estudantes inscritos para os jogos de punhobol se assemelhou à etapa do futsal, que é preferência entre os jovens. Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos alunos e a oportunidade de eles poderem vivenciar uma experiência diferente”, ressaltou a assessora de Educação Física da SMED, Tatiana Kremer.
De olho nos talentos
Antes de ser convidado a jogar na escola, o jovem Nicolas Castro, de 13 anos, não conhecia o punhobol. Sequer sabia que a cidade onde mora tem tradição nesta modalidade. Depois de aprender as regras e treinar com os colegas da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, do bairro Guarani, ele aceitou o desafio de participar da etapa da Olimpíada. “É um esporte muito diferente e interessante. Gostei de jogar e espero que a gente continue praticando na escola. Achei tranquilo aprender as regras”, afirmou o estudante. A popularização do esporte entre os jovens é também objetivo do Departamento de Punhobol da Ginástica. “Estamos difundindo o punhobol nas escolas porque, além dos benefícios para socialização, entretenimento e saúde, estamos atentos também à procura de novos talentos e jovens que possam integrar nossas equipes em competições”, destacou a coordenadora do curso de capacitação em punhobol escolar, Deise Petry Heck, 53 anos, que além de ser mãe de jogadores é campeã mundial da categoria master.
O Punhobol
O punhobol é um esporte coletivo semelhante ao vôlei, mas com a diferença de ser jogado em campo de grama, com cinco jogadores de cada lado. O campo é dividido ao meio com o auxilio de um cabo ou rede. Todas as jogadas são feitas com o punho fechado e as defesas com o antebraço. Ao contrário do vôlei, o saque é sempre feito pela equipe que perde o ponto e a bola pode quicar no campo entre um toque e outro. São permitidos três toques antes de mandar a bola para o campo do adversário, mas eles devem ser feitos por atletas diferentes. O jogo pode ser disputado por sets ou por tempo. No caso dos sets, ganha quem fizer 11 pontos primeiro desde que tenha diferença de pelo menos 2 pontos da equipe oponente. O Brasil já foi três vezes campeão mundial. Duas vezes com a seleção masculina e uma vez com a feminina.
Olimpíada Escolar 2012 trouxe novos esportes e praticantes
Esta foi a última de dez modalidades disputadas durante a Olimpíada Escolar Para Todos de Novo Hamburgo. Desde abril, estudantes da cidade se reuniram para a prática de jogos de futsal, tênis de mesa, natação, xadrez, judô, atletismo, basquete, vôlei e handebol (confira o calendário abaixo). Além do punhobol, o basquete e o tênis de mesa foram modalidades de estreia nesta edição da competição. Outra novidade foi a participação de crianças com Necessidades Educacionais Especiais em alguns dos jogos. Uma cerimônia, ainda sem data definida, premiará as delegações com maior número de pontos durante a competição.