Programa municipal fortalece leitura e escrita na escola

Com o objetivo de qualificar os processos pedagógicos que constituem o ensino e a aprendizagem da linguagem verbal, tanto oral quanto escrita, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo lançou o Programa Municipal de Leitura e Escrita na Escola. A iniciativa busca construir coletivamente caminhos e concepções que auxiliem nas práticas pedagógicas da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O programa envolve as 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e as 11 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que contam com pré-escola, e foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos na avaliação diagnóstica, realizada em junho. A prova atingiu todas as turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e sinalizou a necessidade de reforçar as ações na área da linguagem. “O Programa Municipal de Leitura e Escrita na Escola está sendo construído e não chega pronto aos protagonistas das ações pedagógicas: os professores. A partir da estrutura inicial, diferentes ações constituirão o Programa buscando qualificar e abordar as necessidades dos docentes, principalmente no que se refere a questões vinculadas aos letramentos e à alfabetização”, explica a diretora de Educação hamburguense, Raquel Exenberger Becker.
A partir de um conjunto de ações que envolvem os profissionais da SMED, os professores e as equipes diretivas das escolas municipais, o programa está organizado em três eixos principais. O Desenvolvimento Profissional, com grupos de estudos e formação temática; as Modalidades Pedagógicas, com subsídios teóricos e práticos e a reorganização de ambientes alfabetizadores e Acompanhamento e Avaliação, com o auxílio aos professores em sala de aula e momentos de planejamento. “O programa reafirma o compromisso com a consolidação da alfabetização e o desenvolvimento dos letramentos, com ações articuladas que repensam tempos, espaços e propostas da escola”, comenta a professora Driele Severo, integrante do Núcleo de Formação Continuada da SMED.
Referência nacional em alfabetização
Outra importante iniciativa promovida pela SMED acontecerá na próxima terça-feira, dia 24 de agosto. A pesquisadora Magda Soares, uma das principais referências brasileiras em alfabetização, falará diretamente aos professores das escolas municipais de Novo Hamburgo. Com o tema “Alfaletrar: uma nova concepção de aprendizagem da língua escrita”, a professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG falará sobre o seu trabalho e os conceitos envolvidos no neologismo que combina as palavras alfabetizar - ensinar a tecnologia do sistema alfabético e ortográfico - e letrar - desenvolver habilidades de uso da leitura escrita em contexto social e cultural. A palestra será transmitida pelo canal da SMED no YouTube e pode ser acompanhada no endereço eletrônico www.youtube.com/c/SMEDNH a partir das 14 horas.
Como forma de aprofundar o estudo a partir das experiências desenvolvidas pela educadora, a SMED adquiriu 300 exemplares do mais recente livro publicado por Magda, “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. O material será entregue para todas as escolas municipais da cidade e estará disponível para os professores.