Procon alerta para golpes de contas falsas de energia elétrica

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Fraude está sendo aplicada por meio de sites falsos da distribuidora de energia RGE
Publicado em 19/02/2024 - Editado em 15/10/2024 - 10:19
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Arte/PMNH

O Procon de Novo Hamburgo alerta a população sobre fraudes nas contas de energia elétrica. O órgão registra, nos últimos dias, seis vítimas de golpes aplicados por meio de sites falsos da distribuidora de energia RGE. As páginas da internet simulam o site oficial da RGE e coletam informações dos clientes.

Os consumidores relataram que, ao buscarem pelo site de busca Google, a primeira opção que aparece não é o site oficial da RGE. Ao fornecerem os dados, é gerado um boleto praticamente idêntico, com o mesmo valor da conta original, porém, quem recebe o pagamento não é a RGE, mas sim outra empresa.

A concessionária RGE, responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Estado, já emitiu um alerta aos seus clientes sobre golpes que vêm sendo aplicados com o nome da empresa. No comunicado, a RGE afirma ter tomado conhecimento de casos recentes de fraudes que estão sendo aplicadas através do ambiente digital.

Confira dicas de segurança sobre as contas de energia elétrica:

- O link da conta digital para consumidores que recebem a conta por e-mail é sempre enviado aos clientes pelo endereço: contadigital@cpfl.com.br.

- O consumidor deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site: https://www.rge-rs.com.br/ ou pelo aplicativo CPFL Energia e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX.

- Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o consumidor deve certificar-se de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da RGE, o CNPJ é o 02.016.440/0001-62.

- Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o consumidor NÃO deve efetuar o pagamento.

- A RGE também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes.

- A concessionária orienta que o consumidor vítima de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.

-O Procon está à disposição para prestar orientações adicionais e pode ser acionado via e-mail (procon@novohamburgo.rs.gov.br) ou pelos telefones (51) 3581-9531 e 3097-9444, além do WhatsApp pelo número (51) 9-9750-0023.