Procon alerta consumidores para fraudes em boletos bancários e em golpes na internet

O Procon de Novo Hamburgo alerta sobre os principais cuidados ao realizar compras físicas ou pela internet. O órgão municipal de proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores registrou inúmeros casos de fraudes em boletos bancários nos últimos meses e está atento e à disposição para ajudar a identificar possíveis farsas.
Primeiramente, o Procon reforça que o consumidor tenha cuidado redobrado ao pagar qualquer boleto bancário (online ou impresso), verificando as informações contidas no documento, como CNPJ, nome do emissor e nome do banco. Caso o boleto seja encaminhado por email ou pelo correio, o consumidor deve verificar a veracidade da cobrança antes de efetuar o pagamento.
Em caso de compras online, o Procon aconselha que o consumidor verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e, em caso de dúvida quanto à sua idoneidade, o comprador deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual.
Na hora de efetuar a compra com o cartão de crédito é importante que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. O cadeado significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria o roubo pelos chamados “hackers”. O endereço da loja virtual deve começar com https://. Se nenhum destes requisitos de segurança online forem preenchidos, é melhor desistir da compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física. O Procon também recomenda que o consumidor não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em Bibliotecas ou Lan Houses.
Atestar a idoneidade da página onde as mercadorias estão sendo oferecidas e exigir a nota fiscal também são atitudes indispensáveis. Outro item que deve ser observado é se a empresa oferece várias formas de pagamento, pois o cartão de crédito não pode ser a única opção aceita. Com todos esses cuidados, o consumidor garante a segurança da transação comercial e evita fraudes.
Para esclarecer qualquer dúvida, ligue para o telefone do Procon de Novo Hamburgo no número (51) 3581-9531. O Procon está localizado na Rua David Canabarro, 20 - Centro. O atendimento ao público (com distribuição de fichas) é de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h.