Prefeitura e Universidade Feevale lançam Programa de Residência Multiprofissional

Publicada em 05/03/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Luis Lauermann e a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Simone Zucolotto, participaram do lançamento do Programa de Residência Multiprofissional na Feevale - Foto: João Arnhold/FSNH

A Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com a Universidade Feevale, lançou na manhã de quarta-feira, dia 5 de março, o programa de Residência Multiprofissional. A cerimônia aconteceu no auditório da reitoria da universidade, e contou com a presença do prefeito Luis Lauermann, da diretora presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto, além de representantes da Feevale. As residências multiprofissionais em saúde são orientadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

O programa de Residência Multiprofissional abrange as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Dez residentes profissionais atuarão em Novo Hamburgo pelo período de dois anos e receberão do governo federal bolsas de cerca de R$ 3 mil mensais. Para o prefeito Luis Lauermann, o programa se integrará às ações que já vem sendo feitas na área da saúde de Novo Hamburgo. “Este projeto atenderá a complexa necessidade e desejos da população. A especialização dos profissionais residentes ampliará a estrutura e qualificará outros projetos já desenvolvidos, como o programa Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal. Com a residência Multiprofissional, Novo Hamburgo passa a integrar o grupo de municípios que oferece serviço especializado tornando-se referência nessa área”, afirma o prefeito.

A Residência Multiprofissional integra o Programa Nacional de Bolsas multiprofissionais em saúde, implementado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Para a diretora-presidente da FSNH, Simone Zucolotto, essa é a oportunidade de desenvolvimento científico para a região. “Além de qualificação profissional, o programa trará para a região o desenvolvimento em pesquisa científica na área da saúde, aprimorando o conhecimento de nossos profissionais”, afirmou.