Prefeitura de Novo Hamburgo lança campanha de prevenção do HPV

Reforçando a Campanha Nacional de Combate ao HPV, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizará na segunda-feira, dia 10 de março, às 14 horas, a abertura oficial da Campanha de Prevenção do HPV. A atividade ocorre na Praça da Juventude (Rua Honduras, 150), no bairro Santo Afonso. A campanha de combate ao Papiloma Vírus Humano (HPV) promoverá a vacinação exclusivamente para o público feminino adolescente e pré-adolescente e conta no Município com o apoio do Gabinete da Primeira-dama, das Secretarias de Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), além das Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) e Juventude (CPJuventude).
Conforme o prefeito Luis Lauermann, a campanha inicia um processo de prevenção contra o câncer de colo de útero. “O Brasil passará a incorporar essa vacina no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos, aumentando essa faixa de ação nos próximos anos”, aponta. Durante a atividade de lançamento, a Praça da Juventude receberá atividades culturais e esportivas, como grafite, orientações de skate, vôlei, futebol, entre outros. “Queremos chamar a atenção do público-alvo para a conscientização. Nossa meta é vacinar pelo menos 4.686 meninas”, aponta o secretário de Saúde, Luís Carlos Bolzan. O evento contará também com a presença de quatro escolas do bairro Santo Afonso.
Vacinação
A partir de segunda-feira, dia 10 de março, todas as Unidades de Saúde do Município já disponibilizarão gratuitamente a vacina contra o HPV. Além disso, a Prefeitura e a SMS levarão as vacinas para as escolas de todas as redes de ensino da cidade, de forma itinerante. Segundo o responsável pelo setor de imunizações da SMS, Edson Luis da Silva, o roteiro começa já na terça-feira, dia 11 de março. “Passaremos na primeira semana por quatro escolas da rede estadual”, cita.
Sobre o Papiloma Vírus Humano
O papiloma vírus humano está associado com ocorrência de neoplasias malignas do trato genital e com verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais de maior risco para desenvolver câncer são HPV 16 e 18, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. A vacina a ser administrada é composta por esses quatro sorotipos. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo papiloma vírus humano.
A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade no terceiro ano em diante (2016). A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido). A administração da primeira dose se iniciará no mês de março de 2014.