Prefeitura e Estado anunciam escola técnica no Município

Com investimento de R$ 10 milhões, a nova instituição será construída em um terreno de 12,3 hectares cedido pela Prefeitura de Novo Hamburgo. A escola será construída na Vila Kroeff na confluência das Ruas Rudolfo Terra e José Corrêa Filho e atenderá a 1,2 mil estudantes em cursos que serão definidos a partir de pesquisas sobre a demanda de mercado e interesse da comunidade. “Este é um dia histórico para a cidade. Esta nova escola é um desejo antigo e será instalada em um bairro onde os moradores solicitam a ampliação da oferta de ensino. A escola técnica é essencial para pensarmos em um novo paradigma tecnológico para o desenvolvimento da cidade e da região”, comemorou Tarcisio.
Esta será a primeira de 20 novas escolas técnicas que serão construídas no Rio Grande do Sul a partir do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. As negociações entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e o governo Estadual iniciaram há cerca de 10 dias e só puderam ser concretizadas a partir da cessão da área. “Foi fundamental a agilidade da Prefeitura para que pudéssemos confirmar esta escola aqui. Garantiremos para estes jovens não só a qualificação como mão de obra, mas educação para a cidadania”, destacou o diretor geral-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, José Thadeu Rodrigues de Almeida.
Protocolo de Intenções prevê melhorias na rede estadual
Após a apresentação do projeto arquitetônico da nova escola de Educação Profissional e Tecnológica, Tarcisio entregou aos representantes do Estado o termo de cessão da área onde será construída a instituição. Na oportunidade também foi assinado um Protocolo de Intenções que prevê uma série de melhorias na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini, que fica no bairro Hamburgo Velho. Entre as ações está a qualificação do espaço físico, reconstrução do projeto pedagógico com a criação de cursos na área de Tecnologia da Informação e ampliação do número de vagas do Programa Província de São Pedro, que garante um computador portátil para cada aluno e professor. Também estão previstas reformas no Colégio Estadual 25 de Julho, em Novo Hamburgo, e do Instituto Estadual de Educação Pedro Schneider e da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, em São Leopoldo.
Outra ação definida pelo documento é a regularização da área da escola que atualmente é ocupada por famílias e cessão para o Município em contrapartida à construção de um Centro Tecnológico. “Trata-se de uma parceria de estratégia para o desenvolvimento, que passa obrigatoriamente pela educação e avanço tecnológico”, destacou o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov.
Nova escola segue padrão
A escola que será construída em Novo Hamburgo seguirá o projeto arquitetônico desenvolvido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A instituição será composta por 12 salas de aula, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, dois grandes laboratórios especiais e estacionamento.