Prefeitura entrega melhorias na Escola Elvira Brandi Grin

Publicada em 20/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo se apresentou no evento - Foto: Fernanda Kern
Há 12 anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Brandi Grin, no bairro Rondônia, de Novo Hamburgo, entrou na vida de Simone Raquel Gonçalves Damo, quando seu filho, Alisson, atualmente com 17 anos, começou a estudar. “A escola se tornou uma referência. Já tive dois filhos estudando aqui até o último ano (a escola possui turmas até a sexta série) e vou ficar triste quando minha última filha sair”, afirma Simone. Desde o ano passado, ela se tornou presidente da Associação de Pais e Mestres (APEMEM) da Escola. Com a filha mais nova, Ariany Damo, aluna do 5º ano, Simone participa de todas as atividades que a escola promove.

As duas foram à escola na manhã de sábado, 18 de junho, vender salgados e bolos durante mais uma edição do programa Escola Integrada no Bairro. Além de diversos bazares, apresentações culturais e atividades recreativas, mãe e filha acompanharam o evento mais aguardado do dia: a entrega das reformas e construções de novos prédios das escolas.

As obras receberam um investimento de R$ 621.810,50 da Prefeitura, e beneficiarão os cerca de 760 alunos da instituição. Foram reformados a cozinha e os sanitários, construído um depósito e um novo banheiro. A área coberta foi revitalizada e ganhou piso de concreto armado. Para aumentar a segurança foram realizadas reforma elétrica e hidrosanitária em todo o prédio, além do projeto e instalação do Plano de Prevenção e Proteção Contra incêndio (PPCI).

Prefeito destaca importância da obra

“Da parte da Administração, há um empenho muito grande em toda a cidade de Novo Hamburgo. Estamos realizando obras que eram aguardadas há anos, como a UPA de Canudos, o tratamento do esgoto e até essas reformas aqui na Elvira Brandi Grin”, disse o prefeito Tarcísio Zimmermann. “Não queremos investir apenas em grandes obras, mas também em ações como o Pacto pela Aprendizagem, que a escola já assinou e vai melhorar a qualidade da Educação no Município”, destacou. O secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, lembrou da importância da obra para toda a escola. “A comunidade escolar aqui é bastante unida, tem identidade. Hoje estamos tendo diversas atividades, mas o momento mais aguardado, com certeza, é essa entrega, que era uma demanda antiga da escola”, salientou.

A diretora Graciela Linhares, não escondia a alegria. “Poderia definir a situação anterior da escola como ‘decadente’. Por exemplo, as crianças jogavam em praças de areia e quando chovia não havia aula de Educação Física. A revitalização muda muito. Vamos trabalhar agora para que os alunos cuidem dos espaços novos”. Para Simone, a presidente da APEMEM, os desejos de muitos anos foram realizados. “Emociona. A gente olha para o que fizeram em cada cantinho. Não dá pra acreditar que é a mesma escola”, disse.