Prefeito visita obras de saneamento no Centro

Prefeito visita obras de saneamento no Centro

Publicada em 22/03/2011 - Atualizada em 22/03/2011
Prefeito Tarcísio Zimmermann e diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich visitaram as obras - Foto: Robson Nunes
O prefeito Tarcísio Zimmermann conferiu terça-feira, dia 22 de março, o andamento das obras de tratamento de esgoto da Bacia do Arroio Luiz Rau, a maior ação de saneamento feita na história de Novo Hamburgo. As intervenções feitas pela Prefeitura, por meio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, começaram dia 14 de março. O investimento é de R$ 150 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ainda conta com 10% de contrapartida do Município.

A primeira etapa da obra é feita na Avenida Nações Unidas, em frente ao Bourbon Shopping. No local, o trânsito está interrompido. Os operários já escavaram cerca de quatro metros de profundidade e começaram a colocar as primeiras tubulações, que compreenderão a rede coletora de esgoto, beneficiando 130 mil pessoas em 17 bairros. O novo sistema terá capacidade para tratar 590 litros de esgoto por segundo. Conforme Tarcísio, esta obra vai devolver a vida aos arroios da cidade, além de devolver água limpa ao Rio dos Sinos. “É fundamental que essa obra seja realizada. Ela vai colocar Novo Hamburgo em um patamar de primeiro mundo na questão de saneamento”, descreveu o prefeito, que estava acompanhado pelo diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich.

A obra prevê a instalação de 15,6 quilômetros de encanamento novo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será construída no bairro Santo Afonso. Serão 5.465 unidades de canos de concreto, que tem tamanho de dois metros de comprimento e diâmetros entre 150mm até 1 metro. As valas que estão sendo cavadas para a colocação possuem 5 metros de profundidade e 1 a 3 metros de largura.