Pacto pela Aprendizagem reduzirá repetência escolar

Publicada em 07/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Ao lado da diretora de Educação, Rosângela Thiesen, o secretário de Educação, Alberto Carabajal, destacou a importância do esforço integrado para diminuição dos índices de repetência no Município. - Foto: Bruna Provenzano
A união de esforços em diversas áreas com um objetivo comum: diminuir a repetência escolar oferecendo atenção especial aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Este é o propósito do Pacto pela Aprendizagem: Todos Temos o Direito de Aprender, que foi apresentado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), na manhã de quinta-feira, 7 de abril. Reunidos no Centro Municipal de Cultura, as equipes diretivas das escolas municipais e representantes das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (SMS) acompanharam a apresentação das ações estratégicas que serão realizadas de forma integrada com a meta de reduzir em até 50% o número de alunos repetentes no Município em 2011.

O prefeito Tarcísio Zimmermann acompanhou a reunião e destacou a importância da parceria entre as pastas e também com os profissionais da educação. “Vamos construir uma rede por meio desta integração. Vocês contarão com o nosso compromisso e nós contaremos com o compromisso e trabalho de vocês para que todos sejamos protagonistas deste processo de sucesso escolar. Cada repetência que conseguirmos diminuir será uma vitória em especial”, disse o chefe do Executivo diretamente aos professores.

Em 2010, 1.813 alunos foram reprovados, número que representa 8,92% de toda a rede municipal. Para diminuir estes índices pela metade, o Pacto pela Aprendizagem propõe a elaboração de um diagnóstico individualizado de cada aluno para que possa ser avaliada qual é a dificuldade enfrentada pelo estudante. Além dos obstáculos em nível pedagógico, as questões ligadas à saúde e à vulnerabilidade social serão observadas com o auxílio das equipes da SDS e SMS. “Nossos índices de reprovação estão abaixo da média nacional, mas sempre podemos melhorar. Nossas metas são ousadas, mas coletivamente vamos dar conta deste desafio”, disse o secretário municipal da Educação, Alberto Carabajal, durante a apresentação das ações do pacto.