Oficina de Geração de Renda oferece reabilitação através do trabalho

Um espaço especial e aconchegante acolhe mensalmente cerca de 40 usuários da rede de saúde mental do Município, a fim de promover a inclusão produtiva através da qualificação para o trabalho de pessoas com transtornos mentais ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. Trata-se da Oficina de Geração de Renda (OGR), componente de reabilitação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e que há 7 anos atua junto ao serviço de Saúde Mental da cidade.
Através de oficinas de costura, artesanato e reciclagem de papel para os usuários encaminhados pela rede de saúde, a OGR busca minimizar os processos de exclusão social, o estigma ao adoecimento psíquico e analfabetismo ou baixo grau de escolaridade, através do incentivo à emancipação, autonomia, protagonismo e garantia de direitos. “O espaço trabalha com a inclusão produtiva pelo trabalho através de dois eixos: o Trabalho pela Economia Solidária e o Trabalho pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com a inclusão em vagas de cotas e programa de aprendizagem profissional, ambos destinadas à pessoa com deficiência”, explica a Coordenadora Administrativa, Sandra Spohr.
A usuária Leila Brocker participa da oficina de costura e é vendedora. Ela salienta a motivação que o serviço lhe proporciona. “A Oficina de Geração de Renda está sendo o meu suporte neste momento da minha vida. Me sinto útil”, conta. Toda a produção das oficinas é comercializada no brechó que fica no local e em feiras que ocorrem na cidade. O lucro é revertido aos trabalhadores, que produzem, vendem e administram o orçamento.
Além das oficinas, a OGR ainda conta com Grupos de Acompanhamento e preparação para o trabalho formal, com articulação com os demais dispositivos da RAPS (Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Ambulatório de Saúde Mental, Unidade de Acolhimento), Fórum Municipal de Economia Solidária, Assistência Social, Educação Inclusiva, Agências de Emprego, Empresas, INSS, entre outros. O serviço dispõe de Assistente Social, Terapeutas ocupacionais, Agente de oficinas Terapêuticas e Auxiliar Administrativo para o atendimento aos usuários.
Brechó permanente é fonte de renda
Localizada na rua Marcílio Dias, 1559, no Centro, a Oficina de Geração de Renda também dispõe de um brechó onde além de roupas e calçados, os produtos produzidos de forma artesanal nas oficinas são vendidos. O local é aberto ao público e funciona de segunda a sexta-feira. Para a manutenção do espaço, o serviço recebe doações de peças em boas condições de uso.