Novo Hamburgo receberá apoio do Estado para recuperação do Hospital

Publicada em 04/02/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Lauermann recebeu a visita da secretária de Saúde. Encontro reuniu a equipe técnica da FSNH. - Foto: João Arnhold

A Prefeitura de Novo Hamburgo solicitou e terá auxílio do governo do Estado para a recuperação do bloco cirúrgico e da estrutura do telhado do Hospital Municipal. A unidade de saúde, que é referência para vários municípios da região, teve parte do telhado danificada pelos fortes ventos do temporal de sexta-feira, dia 31 de janeiro, que chegaram até 150 km/h. Um dos setores afetados foi justamente onde são realizados os procedimentos cirúrgicos. Em função disso, desde o ocorrido, a Secretaria Estadual de Saúde vem possibilitando uma rede de hospitais para auxiliar nas demandas de atendimentos cirúrgicos. Na manhã de terça-feira, dia 4 de fevereiro, o prefeito Luis Lauermann recebeu a visita da secretária Estadual de Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes. Eles realizaram, com apoio de uma equipe, uma vistoria técnica no bloco cirúrgico e demais alas atingidas.

Conforme o prefeito, o encontro foi positivo. “Garantimos o auxílio necessário para normalizar o atendimento em nosso hospital, graças a parceria que temos com o governo Estadual”, descreveu. A representante do governador Tarso Genro reforço a parceria com a Administração. “Já estamos acompanhando a situação desde sexta-feira passada e estaremos sempre prontos para desenvolver todas as ações necessárias para atender com extrema rapidez as demandas urgentes do hospital hamburguense, tanto estruturais como de equipamentos”, apontou a secretária.

A diretora presidente da FSNH, Simone Zucolotto, avaliou os prejuízos físicos que o temporal causou sobre a área construída do Hospital e em especial sobre equipamentos do bloco cirúrgico. Ela adiantou que somente na próxima semana a instituição, que atende 100% SUS, terá condições de reavaliar a possibilidade de utilização de uma das salas cirúrgicas provisoriamente. “Precisamos dar início de imediato a uma reforma ampla e recuperação do bloco cirúrgico, além de realizar a substituição de equipamentos cirúrgicos, num esforço concentrado e de investimentos por parte do poder público, o qual somente poderá ser quantificado a partir dos projetos já em elaboração”, apontou.