Novo Hamburgo recebe reforço na atenção de saúde

Publicada em 05/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Novos médicos foram apresentados em reunião no Centro Administrativo Leopoldo Petry. - Foto: Marcos Heck

Novo Hamburgo recebeu oficialmente nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, dez novos profissionais do programa Mais Médicos. A apresentação ocorreu durante a tarde, no gabinete do 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, e contou com a presença do prefeito em exercício, Roque Serpa, do secretário Especial de Gabinete, Gilmar Valadares, do secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, e do diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Leandro Minozzo. Os novos médicos são todos vindos de Cuba, país reconhecido mundialmente pelo excelente trabalho desenvolvido na atenção básica de saúde.

Conforme Lima, atualmente Novo Hamburgo possui 37 profissionais do programa Mais Médicos, entre estrangeiros e brasileiros. “Com isso conseguimos ampliar nossas Estratégias de Saúde da Família, o que foi fundamental para atender as nossas comunidades”, descreveu. Em todo o Brasil, o programa proporcionou o acesso à saúde para mais de 45 milhões de moradores. Os dez novos médicos serão distribuídos para as seguintes Unidades de Saúde da Família (USFs): Petrópolis, Roselândia, Vila Palmeira, Guarani, Kraemer, Boa Saúde, Kephas, Vila Kroeff e Getúlio Vargas.

O prefeito em exercício, Roque Serpa, recebeu os novos médicos com muita alegria. “Queremos que todos sejam muito bem-vindos em nossa cidade. Precisando de auxílio, estamos todos à disposição”, ressaltou. Outro que elogiou a vinda dos profissionais foi o secretário Especial de Gabinete. “Todos vocês são muito importantes e ficamos muito felizes por recebê-los”, afirmou. Por fim, o diretor-presidente da FSNH, também ressaltou a novidade. “A Medicina de atenção de Cuba é reconhecida e a Estratégia de Saúde da Família implantada no Brasil é muito espelhada neste exemplo”, citou.

Reconhecimento da Comunidade

Além de reforçar as equipes do Município, os médicos terão acesso a unidades completas. Todas as unidades indicadas foram construídas nos últimos anos, qualificando o espaço e o setor de trabalho dos profissionais da saúde pública. Outra questão importante em relação ao programa Mais Médicos, é a grande aceitação da comunidade. Em pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, o índice alcançado foi de 98,6% de satisfação, sendo que 90% dos entrevistados deram notas 9 e 10 para os atendimentos. A pesquisa ouviu 564 usuários.

Galeria da notícia