Novo Hamburgo realiza o Dia Municipal da Saúde

Publicada em 17/10/2013 - Atualizada em 17/10/2024
No sábado, dia 19 de outubro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove o Dia Municipal da Saúde. Na programação haverá duas atividades para a comunidade. Como no terceiro sábado do mês de outubro é lembrado o Dia Nacional de Combate a Sífilis, será realizado o dia de combate a doença no Município. A ação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Afonso (Rua Assunción, 85). No local será oferecido o teste rápido da Sífilis. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama, ressalta quais pessoas podem fazer o exame. “Qualquer cidadão que já teve relações sexuais pode realizar o teste, e o resultado fica pronto na hora”, informa. Além disso, durante o dia serão realizadas explicações de como combater e prevenir a doença.

Na programação haverá também um encontro no Campus 2 da Universidade Feevale (ERS 239, 2755 - Vila Nova) para discutir a situação atual e objetivos que Novo Hamburgo tem na área da Saúde. O evento ocorre às 14h30, no auditório da prédio Multicolor. A comunidade hamburguense está convidada para participar da atividade. Conforme o secretário de saúde, Luis Carlos Bolzan, esse evento é de grande importância. “Nós vamos discutir e achar maneiras de melhoras a área da saúde”, fala.

O que é a Sífilis?

Doença causada por uma bactéria chamada Treponema Palladium.

Transmissão

Acontece através da relação sexual desprotegida (anal, vaginal e oral), sangue (compartilhamento de seringas e agulhas – drogas injetáveis), vertical (da mãe contaminada para o feto durante a gestação).

Sintomas

Depende do estágio da doença sendo que, muitas vezes, estes sintomas não são percebidos.

Sífilis Primária

Ferida arredondada, pequena, não dolorosa. Aparece de 10 a 90 dias (média de 21 dias) após a contaminação. Duração de 3 a 6 semanas, podendo desaparecer sem tratamento. Esta ferida é chamada de cancro duro.

Sífilis Secundária

Manchas avermelhadas nas palmas das mãos, plantas dos pés e no corpo, podendo não ser percebidas. Pode haver febre, dor de garganta, cabeça e corpo, emagrecimento e perda de cabelos. Estes sintomas podem desaparecer mesmo sem tratamento e a doença progredirá para um estágio mais grave.

Sífilis Terciária

Os sintomas podem levar muito tempo para aparecer (fase latente). Causa problema em órgãos internos como o cérebro, olhos, nervos, coração, fígado, ossos e articulações, podendo causar a morte pelo comprometimento destes órgãos.

Sífilis Congênita

Quando o bebê é contaminado pela mãe durante a gestação (mãe que não faz o exame para diagnóstico e/ou quando não realiza o tratamento adequado). A sífilis congênita pode desenvolver malformações no feto, como: cegueira, retardo mental e deformidades nos ossos do nariz, braços e pernas, podendo causar aborto e morte intra-uterina.

Tratamento

A sífilis é facilmente curável, preferencialmente quando diagnosticada nos estágios iniciais.

Prevenção

- Uso de preservativo masculino ou feminino (camisinha) em todas as relações sexuais (anal, oral e vaginal).

- Não compartilhar seringas e agulhas.

- Gestantes: fazer acompanhamento no pré-natal onde o exame de VDRL deve ser solicitado e realizado no 1º e 3º trimestre de gestação. O companheiro da gestante também deve realizar o exame e, se positivo, deverá tratar.