Novo Hamburgo promove 3º Fórum Municipal de Educação Integrada

Publicado em 02/08/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:34
Em um auditório, ao fundo, uma mulher ao microfone, com pessoas sentadas a sua frente
O Fórum de Educação Integrada é um momento de aprendizado e troca de experiências
Crédito
Bruna Provenzano

Os coordenadores e monitores que atuam no Programa Movimentos e Vivências na Educação Integrada (MOVE) participaram do 3º Fórum Municipal de Educação Integrada. O encontro, que contou com cerca de 200 profissionais, aconteceu nos dias 30 e 31 de julho. Promovida pela Secretaria de Educação (SMED), a iniciativa busca estimular a troca de experiências e valorizar os projetos e ações desenvolvidos pelo MOVE nas escolas municipais.

Com a temática “Educação inspiradora: promovendo o protagonismo”, o fórum contou com palestras sobre mediação de conflitos, exibição e produção de audiovisuais nas escolas e autonomia. Os educadores também participaram de oficinas temáticas sobre xadrez, arte, matemática, português, iniciação musical, robótica e dança. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Hermes da Fonseca, Francisco Xavier Kunst, Marcos Moog e Castro Alves também compartilharam projetos que desenvolvem a partir do MOVE.

MOVE

Criado em 2018 pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), o MOVE surgiu como alternativa ao Programa Mais Educação, promovido pelo governo federal mas que, após mudanças em seus critérios, deixou de ser ofertado a muitos municípios. Diariamente, cerca de 3,8 mil estudantes participam, no contraturno escolar, de oficinas e Língua Portuguesa, Matemática, recreação, cultura, arte e esporte. As escolas têm autonomia para definir as atividades que são desenvolvidas com as crianças e jovens.