Novo Hamburgo declara guerra contra a dengue

Conforme o secretário Bolzan, a tendência é que o clima a partir de agora contribua para a proliferação do mosquito. “Por isso é preciso que todos nós tenhamos a consciência de que podemos estar criando o Aedes aegypti no pátio de nossas casas. A conscientização e a prevenção são o melhor que podemos fazer, pois a dengue não tem vacina”, argumenta. No início de novembro as equipes da SMS, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e da Universidade Feevale, realizaram um trabalho de visitação e busca nas residências do Município. Intitulado de Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA), a iniciativa possibilitou a visita a 5% dos domicílios hamburguenses. Durante as vistorias foram constatados focos de água parada e coletadas amostras de larvas. “Isso reforça a importância das próximas articulações, todos em Novo Hamburgo têm que estar engajados para evitarmos um problema de saúde pública”, completa Bolzan.
Como evitar a proliferação do mosquito:
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.
- Trate a água de piscinas com cloro.
- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.
- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.
- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.
- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.
- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.
- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros. Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.