Novo Hamburgo declara guerra contra a dengue

Publicada em 29/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Preocupada com chegada de dias mais quentes e a possibilidade da proliferação do mosquito da dengue, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Meio Ambiente (SEMAM), estará intensificando a campanha contra o mosquito Aedes aegypti. Na segunda-feira, 2 de dezembro, os secretários Luis Carlos Bolzan (SMS) e Eduardo Bonato (SEMAM), juntamente com técnicos, realizarão uma fiscalização de duas borracharias, um ferro-velho e uma residência, que anteriormente foram autuadas. A operação faz parte de uma campanha que deverá se estender até abril de 2014, com saída do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, no bairro Canudos), às 8h30.

Conforme o secretário Bolzan, a tendência é que o clima a partir de agora contribua para a proliferação do mosquito. “Por isso é preciso que todos nós tenhamos a consciência de que podemos estar criando o Aedes aegypti no pátio de nossas casas. A conscientização e a prevenção são o melhor que podemos fazer, pois a dengue não tem vacina”, argumenta. No início de novembro as equipes da SMS, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e da Universidade Feevale, realizaram um trabalho de visitação e busca nas residências do Município. Intitulado de Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA), a iniciativa possibilitou a visita a 5% dos domicílios hamburguenses. Durante as vistorias foram constatados focos de água parada e coletadas amostras de larvas. “Isso reforça a importância das próximas articulações, todos em Novo Hamburgo têm que estar engajados para evitarmos um problema de saúde pública”, completa Bolzan.

Como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.

- Trate a água de piscinas com cloro.

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.

- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros. Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.