Novo Hamburgo automatiza emissão da conta de água

Novo Hamburgo automatiza emissão da conta de água

Publicada em 19/08/2011 - Atualizada em 19/08/2011
Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – inicia o sistema de leitura e emissão simultâneo das contas de água no Município. A primeira conta impressa no novo formato será entregue pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, e pelo diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, às 9 horas, na Rua Ottawa esquina México, no bairro Santo Afonso. O novo método de trabalho é prático e moderno. Com um computador e impressora portátil o leiturista faz a coleta dos dados do hidrômetro e, no próprio local, na mesma hora, acontece a emissão da fatura, tudo em menos de um minuto.

A operação do serviço traz benefícios ao cliente. A conta é entregue na hora pelo funcionário, que está apto a responder as dúvidas. Já pelo sistema antigo, o funcionário apenas lia os dados e depois voltava ao mesmo endereço para realizar a entrega. Antes a conta de água levava de 6 a 10 dias após a leitura para chegar à casa do cidadão e o funcionário tinha que ir duas vezes no mesmo endereço. Com o investimento e modernização do sistema, o cliente tem a conta em sua residência em 30 segundos, tempo que o funcionário leva para coletar a leitura e imprimir a fatura.

O serviço também reduzirá o custo com a impressão e mão de obra. Além disso, o leiturista passará a desempenhar uma nova função: relacionamento direto com o cliente. Tudo isso visa maior satisfação do cidadão. Outra vantagem é que os clientes poderão verificar na hora se há alguma incoerência quanto à leitura de hidrômetros ou se há vazamentos na rede.

Como funciona e as vantagens do novo sistema

- Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita.

- Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.

- Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.