Município sedia seminário sobre Atenção Básica em Saúde

Publicada em 21/03/2014 - Atualizada em 17/10/2024

Nos dias 25 e 26 de março, Novo Hamburgo sediará o 1º Seminário Estadual da Atenção Básica do Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir e projetar os rumos da Atenção Básica no Estado. O evento ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS 239, nº 2755), e é uma promoção do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Nos últimos anos, a Atenção Básica tem se firmado como ordenadora das redes dos serviços de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de iniciativas como Programa Mais Médicos, que está ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, e o PMAQ-AB, que vem trabalhando na qualificação do acesso dentro das unidades. O presidente do COSEMS/RS e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Luís Carlos Bolzan, explica que o espaço de debate que o Seminário irá proporcionar é importantíssimo para o avanço nas discussões e elaborações, em conjunto com o Estado. “É o momento de aproveitarmos as pactuações realizadas no final de 2013, onde tivemos um grande avanço no cofinanciamento estadual para área”, relembra. “Queremos juntar essas ações e aproveitar o momento proporcionado pelo Mais Médicos, que é a grande ação de reorganização da Atenção Básica no país inteiro.”

Bolzan explica que o Mais Médicos está proporcionando essa oportunidade de reformulação da Atenção Básica, possibilitando uma maior abertura para os municípios discutirem todas as ações relacionadas à área, principalmente no que tange à Estratégia da Saúde da Família (ESF) e também em relação ao programa. “Mais que um quantitativo maior de profissionais, o programa possibilita que se repense o modelo da saúde da família dentro da área”, afirma.

Proposta surgiu em congresso

A proposta de se construir um evento que abordasse a porta de entrada do SUS nasceu durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2013, realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho, em Porto Alegre. Na ocasião, os 750 participantes, entre gestores e dirigentes de saúde em atuação municipal, estadual e nacional. Na pesquisa de avaliação respondida no final da programação, os congressistas sugeriram um aprofundamento nas discussões sobre a Atenção Básica no Estado. Pesando esses dois movimentos, o aumento da discussão da área possibilitada pelo programa do Governo Federal somado a manifestação dos gestores gaúchos, a realização do 1º Seminário Estadual da Atenção Básica do Rio Grande do Sul se tornou uma necessidade.

Atenção Básica do Rio Grande do Sul

A Programação do 1º Seminário Estadual da Atenção Básica do Rio Grande do Sul será voltada pelos temas que fazem parte do dia a dia dos gestores municipais de saúde no que tange os assuntos da porta entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro dia de evento, na terça-feira (25/3), estarão em pauta a Atenção Básica como coordenadora do cuidado, o financiamento da área e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Já na quarta-feira (26/3), será a vez de uma discussão mais voltada para o trabalho e os recursos humanos na saúde, com e Programa Mais Médicos e os processos pedagógicos da Atenção Básica.

Confira programação completa:

Terça-feira – 25 de março

8h – Abertura do Credenciamento

9h – Abertura

9h30 - Mesa 1 – Atenção Básica como ordenadora das redes e coordenadora do cuidado

12h30 – Intervalo

14h - Mesa 2 – Financiamento como indutor da mudança de modelo de gestão e de cuidado na Atenção Básica

16h - Mesa 3 – PMAQ: Processos indutores de Apoio Institucional, Apoio Matricial, Avaliação e Monitoramento e Cogestão

Quarta-feira– 26 de março

9h - Mesa 4 – Programa Mais Médicos e outras estratégias de Gestão do Trabalho para Atenção Básica

11h - Mesa 5 – Processos Pedagógicos na Atenção Básica: Educação Permanente, Educação Popular e Telessaúde

12h30 – Intervalo

14h - Discussão e aprovação do Pacto pela Atenção Básica no RS

16h - Encerramento