Município mobiliza mais de cem mil pessoas no Dia do Desafio
O Dia do Desafio acontece todo ano na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de incentivar a realização regular de atividades físicas e sociais em benefício da saúde. Para isso, propõe-se que as pessoas interrompam as suas atividades rotineiras e participem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, de qualquer tipo de atividade física. Além da mobilização da comunidade, ocorre também uma disputa entre cidades da América Latina. Este ano, a meta de Novo Hamburgo era alcançar 30% da população do Município, o equivalente a 80 mil pessoas, desafiando a cidade Tultitlan, no México.
Para vencer o desafio, todas as secretarias se envolveram nas atividades. Os servidores do Centro Administrativo Leopoldo Petry participaram de competições de chute a gol. Escolas municipais, Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), Unidades de Referência de Assistência Social (URAS) também prepararam uma programação para o dia. Na Praça do Imigrante, a Prefeitura e demais entidades disponibilizaram serviços como medição de pressão, vacinação contra a gripe, jogos e brincadeiras, tudo para fazer os hamburguenses se movimentarem. A Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) promoveu o Revezamento do Dia do Desafio. Representantes de 26 instituições da cidade fizeram o revezamento de bastão que teve início no Centro Administrativo Leopoldo Petry e encerrou no final da tarde na Praça do Imigrante.
Prefeito recebe Placa de Mérito
Por desenvolver em Novo Hamburgo iniciativas como o Dia do Desafio, o Prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, recebeu do Serviço Social do Comércio (SESC) uma 'Placa de Mérito Comunitário'. Durante a homenagem, ele destacou a participação da comunidade hamburguense nas ações promovidas. “Esta foi uma quebra da rotina importante para a prática de atividades físicas que são fundamentais para a manutenção da saúde”, disse Tarcísio.
Gabinete da Primeira-dama arrecadou doações
A mobilização não ficou apenas nas atividades físicas. O Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo, Sílvia Zimmermann, aproveitou o Dia do Desafio para recolher utensílios domésticos, livros e roupas. De acordo com Sílvia, a ideia surgiu para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, que já estão recebendo roupas e alimentos de outras campanhas do Gabinete. No final do Dia do Desafio, mais de 400 objetos, entre livros, que serão encaminhados para a Biblioteca Pública e roupas que serão doadas para famílias que necessitam.