Município está cadastrado em pré-seleção para implantação de curso de medicina

Publicada em 05/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete do prefeito Luis Lauermann, realizou na terça-feira, 5 de novembro, o cadastro do Município na pré-seleção para a autorização de funcionamento de curso de graduação em medicina. O cadastro foi realizado junto ao Ministério da Educação. Segundo o edital, que contém as orientações para a inscrição, nesta primeira etapa serão analisadas a relevância e a necessidade da oferta do curso em cada cidade. Para se inscrever, o Município deveria ter mais de 70 mil habitantes, não ser capital de seu estado e não possuir curso de medicina. A divulgação do resultado da pré-seleção está marcada para 2 de dezembro.

Se Novo Hamburgo for pré-selecionada, irá para a etapa em que o Governo Federal analisará a estrutura de equipamentos públicos e os programas de saúde existentes no Município. Em quesitos como este, Novo Hamburgo tem boas recomendações. “Nosso hospital, por exemplo, é referência na região em atendimentos de urgência e emergência, cardiologia de alta complexidade, partos de alto risco, UTI neonatal, dentre outros. E o nosso Município é um polo regional. Estamos ampliando a estrutura física, o número de profissionais que trabalham na rede e o número de consultas, procedimentos, exames e cirurgias. Para qualificar ainda mais, temos o enorme desejo de formar um curso de medicina”, comenta o prefeito.

É também na segunda etapa que o Governo Federal fará a avaliação da instituição de educação superior privada que poderá ser habilitada para sediar o curso. No caso de Novo Hamburgo, a Universidade Feevale é cotada para concorrer a esta habilitação.